Por Guilherme Wiltgen
A terceira visita dentro do complexo de Tawazun Industrial Park (TIP), foi para conhecer as instalações da NIMR, entidade do EDGE Group fabricante de veículos militares com rodas, fazendo parte do Cluster Platform & Systems. Na visita, fomos recebidos pela Sr. Abri du Plessis, CEO da NIMR.
A primeira parte da visita foi no showroom da fábrica, onde se encontravam cinco veículos blindados que fazem parte do portfólio da empresa, como o JAIS Mk2, HAFEET e o AJBAN, este último em três versões diferentes.
O JAIS Mk2, o MRAP (Mine-Resistant Ambush Protected) da NIMR chamou atenção no showroom. Esse veículo é a mais moderna versão do JAIS e conta com um aumento da proteção dos sistemas críticos, um novo e moderno sistema elétrico, aumento da carga útil e um maior capacidade interna para a tripulação. Entre as novidades, o JAIS também possui uma assinatura térmica reduzida e está em conformidade com a interferência eletromagnética (EMI – Electromagnetic Interference).
A visita a linha da fabricação, em se tratando do EDGE, não me surpreendeu pela capacidade e modernidade das instalações. Um ponto importante, e assim como em todas as outras facilidades da empresa, a fábrica é toda climatizada. Lembrando que o TIP está localizado no deserto, proporcionando um excelente conforto aos funcionários para desenvolverem suas atividades.
O tour pela fábrica de 37.500 m2 nos proporcionou uma ampla visão do potencial da unidade de veículos blindados, que possui capacidade de produzir 1.500 unidades por ano. Durante a visita, foi possível observar a impressionante quantidade de veículos sendo produzidos e em diferentes estágios construtivos.
Com pouco mais de duas décadas de existência, a NIMR já produziu mais de 3.000 veículos e possui experiência em produzir plataformas 4×4 e 6×6 dentro dos padrões internacionais mais exigentes, além de possuir design modular que garante que uma variedade de sistemas de armas possam ser facilmente integrados, fornecendo aos usuários uma capacidade multifunção.
Hoje, a NIMR possui capacidade de projetar, integrar, fabricar e montar seus veículos blindados, em uma fábrica moderna que atende os mais exigentes requisitos internacionais, produzindo plataformas para uso militar e policial, o que amplia consideravelmente o seu mercado de atuação.
Testando o AJBAN
Apos conhecer as instalações, o DAN foi convidado para embarcar no AJBAN para experimentá-lo na pista de provas dentro da NIMR.
A primeira impressão da viatura e que, mesmo sendo um veículo bruto e espartano, o conforto interno para os tripulante e passageiros, e o espaço interno, é muito bom. Os bancos são ergonômicos com cintos de segurança de quatro pontos, muito similares aos utilizados em aeronaves.
Andamos no AJBAN no lado do passageiro, na parte da frente, e fizemos um circuito com uns 10 minutos de duração onde entramos na areia do deserto acionando o 4×4, que o veículo enfrentou sem qualquer dificuldade, passando na sequência para pistas despreparadas e com obstáculos.
Na sequência, enfrentou uma rampa com 15° de aclive e uma com 30° de declive, ambas realizadas sem qualquer dificuldade.
Uma experiência bastante imersiva proporcionada pelo EDGE, que possibilitou ao autor passar as suas impressões sobre o veículo.
O AJBAN LRSOV
O NIMR AJBAN LRSOV (Long-Range Special Operations Vehicle) é um veículo leve de reconhecimento de longo alcance que pode ser aerotransportado para fácil inserção em qualquer ambiente.
O veículo foi projetado para ser altamente móvel em todos os terrenos, apresentando uma alta capacidade de carga útil para transportar todo o equipamento necessário da tripulação.
O AJBAN LRSOV pode ser usado para executar uma ampla gama de missões como reconhecimento, patrulha, vigilância de fronteira, suporte logístico e comando e controle.
Possui um motor diesel Cummins ISBe 300 6.7l, de seis cilindros, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades Allison SP3000. Desenvolve velocidade máxima de 110 km/h e um tanque de combustível de 180 litros que permite executar missões de longo alcance (700 km a 100 km/h).
Ele pode ser armado com uma estação montada no centro do veículo que pode receber uma metralhadora de 7,62 mm ou 12,7 mm. O artilheiro é capaz de girar a arma em 360°.
O veículo tem um peso bruto total de 7.500 kg com uma carga útil máxima de 2.500 kg. Possui comprimento de 5,2 m, largura de 2,095 m e altura de 1,85 m.
A capacidade de ser aerotransportado, torna o AJBAN LRSOV objeto de interesse tanto para os Fuzileiros Navais quanto para a tropa Aeromóvel do Exército Brasileiro, que poderia contar com um veículo desenvolvido específico para cumprir missões de operações especiais, podendo ser implantado em qualquer ponto do Brasil utilizando o KC-390 Millenium ou transportado nos navios da Marinha do Brasil, tais como o NDM Bahia e NAM Atlântico.
NOTA DO EDITOR: Esse artigo encerra a série de matérias sobre o EDGE Group. O DAN agradece às lideranças que nos receberam em Abu Dhabi de forma muito cordial e receptiva, e a todos que direta e indiretamente contribuíram.
Agradecemos também ao time EDGE LATAM pelo total apoio durante a Press Trip.
O MRAP JAIS Mk2 é perfeito pra quem vive no RJ
hora de trazer esse pessoal para cá !