Em 17 de outubro de 1974, o piloto chefe da Sikorsky, Dick Wright, e o piloto chefe do Programa US Afmy Utility Tactical Transport Aircraft System (UTTAS), John Dixson, decolaram de Stratford com o Sikorsky YUH-60A 73-21650 pela primeira vez.
Desde aquele voo inaugural, foram produzidos mais de 5.000 variantes da família Hawk para o Exército, Força Aérea, Marinha, Guarda Costeira e 36 países em todo o mundo.
A frota de Black Hawk alcançou 15 milhões de horas de voo, sendo 5 milhões em combate.
Esses helicópteros salvaram milhares de vidas, desde evacuação médica de combate até busca e resgate civil.
O Black Hawk de hoje nunca parou de evoluir para atender às necessidades em constante mudança dos seus operadores.
Segundo a Sikorsky, o Black Hawk de amanhã será ainda melhor.
Enquanto isto na na Coreia do Sul;
”O Departamento de Defesa Nacional, o Exército e a Administração do Programa de Aquisição de Defesa lançaram uma revisão abrangente da viabilidade de compra de 36 helicópteros de ataque Apache, incluindo um plano para reduzir o número de unidades adquiridas. Oficiais militares e da indústria de defesa estão simultaneamente reconsiderando a utilidade dos helicópteros de ataque em conexão com o desenvolvimento de sistemas de armas não tripulados, como drones… De acordo com as mudanças na guerra moderna, o Exército também pretende implementar um plano para substituir os morteiros de 81 mm existentes por drones de ataque”
[…]
”No mínimo, há uma forte opinião de que é improvável que o Exército confirme a necessidade de adquirir o lote inteiro de 36 helicópteros adicionais. Dependendo do rumo da discussão, há uma grande probabilidade de que a decisão de adquiri-los seja totalmente revertida.”
* Fonte → o maior jornal sul-coreano, Chosun Ilbo.