Por Luiz Padilha
Durante a visita as instalações da Exail em Lannion, França, fomos recebidos por Benoît Kerouanton, diretor de atividades de navegação da Exail. Ele fez uma breve apresentação sobre o que é produzido em Lannion, local onde parte da tecnologia embarcada em navios, drones aéreos e submarinos autonomos são produzidas.
Com a junção de forças entre o ECA Group e a iXblue, surge uma Exail forte e com um portfólio abrangente, passando a atuar em diferentes áreas com sua tecnologia de ponta.
Iniciamos nossa visita na área de fabricação de cabos de fibra ótica. Neste setor o Thierry Robin, chefe do setor de produção de fibra ótica, nos explicou como se dá o processo desde o inicio com um tubo de silica sendo aquecido por cinco queimadores até que o tubo vá reduzindo seu diametro até colapsar, dando incio a outro processo onde a fibra será formada.
Para quem só tinha visto um cabo de fibra ótica na mão, poder ver o processo no qual ele é produzido foi uma grata surpresa, uma oportunidade única que trazemos aqui para nossos leitores.
A fibra ótica a medida que vai sendo produzida, passa por diferentes roldanas e em seguida segue para a seção onde será inserida em componentes dos produtos que a Exail produz.
A Exail oferece aos clientes o que há de mais moderno em termos de robótica, nos segmentos marítimo, de navegação, tecnologias aeroespaciais e fotônicas, desenvolvendo soluções para seus clientes, atravéz de suas 21 instalações, dois laboratórios e 1.800 empregados. A Exail trabalha fortemente em P&D para estar sempre com produtos de alta tecnologia nas áreas de Defesa e Segurança, Marítima, Aeronaútica, Espacial e Logística.
Seus produtos vão desde navegação inercial, sonar de posicionamento, eaquipamentos eletrônicos a bordo, simuladores e instrumentos quânticos, que instados em drones de superfície, submarinos, aéreos ou terrestres, fornecem aos operadores total controle das operações.
Navegando em ambientes sem sinal GNSS
A Exail produz sistemas avançados de navegação inercial com resistência cibernética, permitindo que submarinos e navios de superfície naveguem com precisão em ambientes negados por GNSS. Esses sistemas são cruciais para as Marinhas que operam meios subaquáticos e de superfície, fornecendo navegação ininterrupta com precisão e confiabilidade incomparáveis.
Minas submarinas e obstáculos submersos apresentam riscos significativos aos navios, tornando sua detecção precoce essencial para a segurança dos navios e seus tripulantes.
A série SeaPix-FLS da Exail Sonars (FLS) fornece imagens 3D em tempo real do ambiente submarino, detectando objetos a centenas de metros à frente. Essa tecnologia permite identificação e navegação precisas em torno de minas e obstáculos, aumentando a segurança dos meios e a eficácia operacional, reduzindo o risco de atrasos ou falhas de missão devido a riscos submarinos.
A UMIS (Unmanned MCM Integrated System) é um sistema robótico de última geração projetado para contramedidas abrangentes de minas. Ele integra os drones navais da Exail – USVs, AUVs e ROVs – e sonares rebocados, todos administrados através de um sistema de comando e controle unificado e a sofisticada Suite de software UMisoft para detectar, classificar, identificar e neutralizar as minas. Essa configuração aumenta a faixa operacional e a velocidade implantando e recuperando vários veículos drones submarinos e de superfície ao mesmo tempo.
A caixa de ferramentas MCM da Exail possui uma arquitetura aberta, permitindo integração perfeita com sistemas de terceiros e drones existentes, de uma flexibilidade ideal e interoperabilidade para as Marinhas.
Várias Marinhas já selecionaram as soluções da Exail. Em 2019, as marinhas belgas e da Royal Holanda contrataram a Belga Naval & Robotics – um consórcio Naval Group e Exail – para 12 navios rMCM e aproximadamente 100 drones. Esse sistema MCM inovador e de terceira geração também foi escolhido por várias outras Marinhas, na Europa e no Oriente Médio. Além disso, o sistema de descarte de minas K-STER da Exail foi contratado pela OTAN, solidificando ainda mais sua posição como fornecedor líder da MCM Solutions.
Marinhas que optaram por soluções Exail
Olhando a imagem acima, temos a certeza de que a Exail está bem consolidada no mercado devido a alta qualidade e precisão de seus produtos. No Brasil, uma empresa civil utiliza o Drix da iXblue, agora Exail, para mapeamento oceanográfico.