A Saab North America, Inc., subsidiária dos EUA da Saab, recebeu uma intimação do Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA. O Departamento de Justiça solicitou informações sobre a aquisição do governo brasileiro de 36 aeronaves de combate Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira. O contrato foi assinado em 2014.
O caça foi o vencedor do programa FX-2 que ocorreu entre 2008 e 2014 e a Saab recebeu o contrato. A Saab pretende atender à solicitação de fornecer informações e cooperar com o Departamento de Justiça neste assunto.
As autoridades brasileiras e suecas investigaram anteriormente partes do processo do caça brasileiro. Essas investigações foram fechadas sem indicar quaisquer irregularidades da Saab.
Devido a obrigações de sigilo, a SAAB não pode se comunicar mais sobre isso.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SAAB
Claríssimo ataque dos EUA contra a Defesa nacional do Brasil. Sempre que o nosso país tenta escapar dos “sucatões” impostos pelos infames “acordos militares Brasil-EUA) há retaliação por parte do nosso inimigo. Fizeram contra Ernesto Geisel (que denunciou um desses “acordos”) e estão fazendo agora contra o Presidente Lula. Esperamos que aja com firmeza para proteger a Soberania do nosso país.
O certo é o Brasil balancear as compras, negociações…., e ficar sempre encima do muro, fazendo como México, Egito, Índia e outros q divergem as compras militares.
Ter uma diplomacia preparada e afiada é bom p não ter embargos, sanções e perseguições dos autoritários.
É por isso e outros q as nações estão se afastando dos eia e procurando parcerias e novidades….
Abraço
A máscara cai de tão pesada é a hipocrisia e autoritarismo dos eia com o Brasil, é por isso e outros q o Brasil não avança.
Abraço
É incrível ler os comentários.
Como pode, é tanta asneira, tanta falta de conhecimento.
Como pode vcs não estão vendo nas entrelinhas.
Independente de esquerda ou direita, O Brasil é o alvo.
O Brasil é o único país do mundo que tem mais de 50% do território não foi explorado aqui tem muito recurso.
Acordam, não se trata de direito ou esquerda, quem dividir para conquistar.
O Brasil precisa se unir, se levantar como a grande nação que é. mas, vcs com esta porra de picuinha e bozo e ex-coordenador
Falta de estudo a vcs. também, com sabotagem na educação era isso que tinha que dar.
Mas o governo da época tem história de corrupção em tudo me diga qual foi a investigação no governo do bolsonaro pra vc trazer o nome dele a baia se sabe da Pasadena e de tantas outras pq não mais essa o pt é mestre em corrupção
Incrível é ler o seu comentário Tiago! Cheio de moralismo mas não respeita o DAN e os demais comentaristas com palavrão: tire primeiro a trave de seu olho antes de falar do cisco dos demais. Não se diz “acordam” e sim acordem!, com uso dessa exclamação de preferência. Você acabou sendo exemplo da falta e estudo que critica. Quem estiver interessado nesses recursos não ficaria preocupado com intimação, apelaria para a força. Se falta estudo de nossa parte, sua carência de respeito é evidente. Seja mais humilde por favor!
Como tem gente com memória curta… provavelmente isso tem a ver com corrupção….DOJ deve ter indícios de corrupção nessa transação…lembrar que alguns executivos de uma empresa brasileira de aeronáutica acabaram condenados por estarem implicados em práticas similares há alguns anos….
https://www.reuters.com/article/world/brazil-prosecutors-say-lula-acted-for-saab-to-win-jets-order-idUSKBN13Y2PG/
Os mesmos esquerdopatas de sempre defendendo o indefensável.
Que descubram se houve maracutaias.
Não pode falar mal do lule,nem do desgoverno,vão procurar o que fazer,o Brasil vai logo logo se livrar desse pesadelo.
O Brasil deveria fazer a mesma coisa e pedir informações sobre a aquisição dos C-130 pela Australia e não o nosso C-390. Pois os militares e a popupação australiana (e o resto do mundo) ficaram sem entender porque o C-130 foi escolhido.
u qui qui eçes disgrçado americano tem a ve cas compra di avião do Brasir???? qui vão pros quinto dosinferno.
É delicioso passear pelos comentários na internet para ver as peripécias mentais que os minion fazem par criticar o governo atual, dizer que os BRICS são a ruína do futuro e que esta interferência absolutamente esquizofrênica e imperialista dos EUA é certa e justificável!
Inclusive torcendo para DoJ americano!!!
Como eu gostaria de exportar estes fake patriotas para MIAMI…
Só para registrar, desde a divulgação do resultado do FX-2 e as declarações que a FAB pretendia substituir todos F-5 e AMX por uma frota de mais de 100 Gripen eu sempre disse que o Brasil e a FAB teria a frota que os EUA permitisse segundo seus critérios políticos e estratégicos.
Os EUA entrou em modo PÂNICO com os rumores que na reunião do BRICS neste mês vai iniciar o processo de adesão de mais 10 países ao bloco. Tornando-se uma ameaça existencial a hegemonia Americana…
Começaram com o Submarino Nuclear e agora partiram para cima dos Gripen.
O Brasil SEMPRE foi o elo mais fraco e mais próximo do BRICS para o contra-ataque Americano…
Não faltam aliados aos americanos dentro da trincheira Brasileira nesta GUERRA.
O que me chama atenção nesse caso Gilberto é que ambos governos americano e brasileiro são de esquerda no momento dessa intimação, por mais que você tente envolver a oposição não pode negar o fato de que essa situação está ocorrendo em gestões socialistas de ambos países. Isso não tem nada a ver com o BRICS!
Ainda não tem como saber realmente o que está acontecendo, mesmo porque a própria fonte da crise não detalha causa e efeito do processo desses aviões e nem sabemos o quanto o Judiciário americano é influenciado pela Casa Branca. Quem entrou com processo? Ou foi iniciativa do próprio órgão solicitante? É muito nebuloso esse acontecimento para não dizer estranho na conjuntura atual (eleições americana, 2 guerras de grande repercussão simultaneamente, Gripen NG para a Tailândia e sucesso de venda do KC390):
Essa história está muito mal contada!
Snake – Você não sabe o que está falando , Brasil é um país soberano , na GEOPOLÍTICA ?
Acorda ..!
Onde estão os americanoides puxa saco?
Total interferência em nossa soberania, eles querem o Brasil capacho!
Os americanoides puxa sacos estão no mesmo local dos hipócritas que também não observam a postura do Brasil no cenário geopolítico. Como por exemplo as ações e opinões do atual governo sobre certas nações. Algo que não é da conta do atual governo. Só age por impulso.
????
Nos EUA é crime quando uma empresa entra em esquemas de corrupção, inclusive fora do território americano. Todas as empresas que tem escritório lá sabem disso e escolheram abrir mesmo assim.
Não tem interferência nenhuma em soberania e não vai mudar nada no negócio. Caso seja constatado, a empresa vai ser julgada e pagar uma multa e sofrer sanções (lá). Se for muito reincidente, pode ter que fechar (mas não lembro de nenhum caso).
Não entendi, tu vai ficar com raiva de alguém investigando esquema?
Isso acontece dezenas de vezes por ano nos mais diversos setores.
Amor por ser roubado? Pode ficar tranquilo que se houve roubo, não vai importar em nada aqui no Brasil. Você já vai ter sido roubado e a licitação continua normalmente. Isso é extraterritorial. Seu direito soberano de ser roubado como brasileiro continua sendo respeitado.
Os documentos da licitação são públicos (como toda licitação), não tem nenhum segredo que AFETE A SOBERANIA NACIONAL que seja publicado no Portal da Transparência. São os documentos da negociação e do negócio que vão pra investigação.
O mais triste de tudo é que essa NÃO é a primeira vez que eu vejo alguém brigando pelo direito de ser roubado em paz. O Brasil é complicado mesmo. Difícil é explicar esse raciocínio (é uma palavra forte) pra alguém de fora.
Bernardo, não há surpresa quanto a linha de “pensamento” do comentarista acima, não se esqueça são os mesmos que criticam qualquer participação religiosa na política mas se unem a estados teocráticos como o Irã, são os mesmos que criticam Israel mas defendem grupos terroristas, são os mesmos que apoiam ditaduras como a da Venezuela e Cuba, é tanta hipocrisia para não usar outro adjetivo que nem vale a pena ficar citando.
Bernardo, perfeito o seu comentário.
E desde quando um País tem jurisdição sobre contrato e negócios de outros dois Países?
E se estão tão preocupado com corrupção porque não investigam a Boeing e a Lockheed, que são literalmente as empresas mais corruptas no mundo?
E outra esse caso já foi investigado no Brasil e na Suécia e nada foi constatado.
E quem apoia um país estrangeiro investigar e condenar outro país por fazer negócio jamais pode ser a favor do livre mercado não é?
Pedro a legislação americana é bem diferente da brasileira quanto aos atos praticados por empresas sediadas ou que atuam lá, se pesquisar vai entender o que está acontecendo, só como curiosidade a Petrobras teve que indenizar investidores americanos pela corrupção do PT no caso do PETROLÃO, já aqui no Brasil os investidores ficaram com o prejuízo.
Acharam que sairia de graça o Brasil se juntar à banda podre do mundo por causa do PT?
Me surpreende que o governo esquerdista liderado pelo descondenado tenha se alinhado a Rússia, Irã, Venezuela, Hamas, Hezbollah, etc., ao mesmo tempo em que fala abertamente contra os EUA e Israel, sem ter recebido qualquer sanção até agora. Mas parece que os palitinhos estão sendo mexidos nos bastidores.
Calma, patriota, lembre-se que o seu ex-presidente, investigado por uma série de possíveis crimes, também ficou ao lado da Rússia e apoiou, inclusive, ditaduras como a da Arábia Saudita, do qual recebeu um monte de joias…
Os “possíveis crimes” só existem na sua torcida mentalmente deturpada, porque até agora nada foi comprovado. Aguarde só mais 72 horas.
Quanto à Arábia Saudita, Rússia, etc, foram tão ruins os acordos feitos que o atual governo os manteve na íntegra.
Aproveite e agradeça pelos acordos de defesa e pelos fertilizantes que permitem produzir o alimento que está no seu prato.
Diz aí os crimes do Bozo, eu gosto da importunação da Baleia, é o que mais tem chance prosperar
Uma correção Carlos, a tal da baleia passou por um regime e hoje se sente uma enguia esguia.
O mais estranho, é que existe indícios de que houve pressão dos EUA, para a Eleição do Lula no Brasil, não sei o que passou pela cabeça do Biden Blinken para fazer isso, agora estão correndo atrás da m…….. que fizeram, o Brasil vai ter que fazer alguma concessão para não ser penalizado.
Como assim meu brother penalizado, o Brasil é um país soberano, cara brasileiro tem uma síndrome de inferioridade que chaga à chorar,
Acorda pra vida, se o Mundo fosse assim bonitinho, os EUA nao tinham invadido o Iraque, Russia a Ucrania, e a China o Tibet, o Lula desde que voltou, tá pisando na mão de quem ajudou a tirar ele da cadeia, EUA, os EUA estão cobrando o preço agora, isso é só um aviso
Brother é vc acha que isso influencia alguma coisa, mano não é de hj que Estados Unidos tentai porque tentam sabotar tudo que envolve Brasil, isso aí é só mais um mimimi assim como a choradeira da frabricante que fabrica o caesar, não vai da em nada só enjoo
Mimimi que dependendo dos desdobramentos e dos reais interesses dos que levantaram a questão pode ser o motivo para cassação do atual governante, não se esqueça os mesmos que modificaram a lei para tira-lo da cadeia podem resolver coloca-lo de volta, ou você acha que aquela mudança de interpretação da prisão em segunda instância foi mero acaso, ou você acha realmente que o picolé de xuxu aceitou ser vice ao acaso, a conta chega mais cedo ou mais tarde.