De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, durante o ataque de mísseis russos em larga escala de segunda-feira contra a Ucrânia, um F-16 da Força Aérea Ucraniana caiu no oeste do país, resultando na morte de seu piloto, o Tenente-Coronel Oleksiy Mes, callsign “Moonfish”.
O TC Mes foi um dos primeiros pilotos do programa ucraniano F-16, e foi considerado um dos melhores pilotos da Força Aérea da Ucrânia. Ele foi enterrado na quinta-feira em sua cidade natal, Lutsk.
Então já começou o caça-pato dos russos… Afinal os pilotos ucranianos voando o F-16 acabam se tornando pilotos “inexperientes” no tipo de aeronave, alterando conceitos de toda uma vida voando aeronaves russas. Para de repente pegarem caças ocidentais para se lançarem contra uma das principais forças militares do planeta.
“Uma das principais forças aéreas do planeta” que passados mais de dois anos do início do conflito foi incapaz de obter a superioridade aérea sobre os céus da Ucrânia, perdeu sofisticados Su-34 para MANPADS e duas aeronaves de alerta aéreo antecipado para ação inimiga
Que coisa não!?
Ps: o F-16 em questão foi perdido em um incidente de “fogo amigo”, logo cadê o “caça pato” dos russos?
Para a imensa surpresa de zero pessoas pensantes……