As relações entre a Eurocopter Malásia e a Força Aérea Real da Malásia (RMAF) estão afetadas por causa das restrições do EC725.
Problemas na Main Gearbox (MGB) do EC225, versão civil do EC725, tem restringido o voo sobre a água, enquanto continuam as verificações sobre as causas do problema. Uma fonte oficial disse a Shephard que a Eurocopter estava ciente dos problemas antes da entrega dos dois helicópteros, em novembro passado, mas que não alertou a Royal Malaysian Air Force. Não muito surpreendentemente, a RMAF não está satisfeita com a situação.
Isto significa dizer que a RMAF não tem sido capaz de tornar sua aeronaves totalmente operacionais. A instrução e voo operacional tem sido prejudicados pela exigência de se verificar a Gearbox do motor a cada duas horas e meia de voo, quando a aeronave voa por 20 minutos a 70% de torque.
A Eurocopter acredita ter encontrado a causa principal do problema, porém, ainda vai demorar para efetivamente acabar com as restrições atuais.
O RMAF recebeu dois dos doze EC725 encomendados, sendo estas aeronaves operadas pelo Squadron 10, baseado em Kuantan.
O EC725 foi introduzido pela primeira vez em 2005 e a França tem utilizado suas aeronaves operacionalmente no Afeganistão.
FONTE e FOTO: Shephard
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Quando uma fonte, OFICIAL, das forças armadas informar que este problema está ocorrendo com seus EC-725, aí sim vou considerar como sendo um fato.
Por hora, tudo que vejo são boataria e diz que diz, que muitas vezes são plantados por interesses não declarados…
É, me responde, porque é que com um EC 725 novinho em folha no GTE,até o presente momento todas as missões de translado da Presidenta foram feitas pelos Super Puma do GTE, quer saber a verdade, pergunte para o oficial de ligação do GSI.
Todoasos Ec 725 estão proibido de voar sobre o mar e dever fazer inspeção de rotina a cada 2,5 horas na MGB, se tu acredita d´[a um pulinho numa base e pergunta, voc\~es do partidfo da verdade absoluta nunca sabem de nada mesmo.
Passe muito bem
Até agora não sei de nenhuma manifestação ou indicação que os nossos EC-725 estejam groundeados, só o boateiro “diz que diz” de pretensos fontados de baixa credibilidade , sempre em off é claro!
EDITADO – como disse um oficial aviador da FAB em off: “Só vão se mexer quando morrer alguém nesta gambiarra”.
Claro que não será nenhum politico EDITADO – ou qualquer um dos blogueiros experts em defesa que defendem este negócio podre, vai ser um militar tentando cumprir uma missão.
Grande abraço
Já é hora do presidente da helibras se manifestar se os nossos EC725 também estao com problemas daqui a pouco a imprensa começar a fazer especulaçoes