A Agência Escola Flutuante (AgEFlut) “Piquiri”, subordinada à Agência Fluvial de Cáceres, passou a integrar, no dia 25 de julho, os meios navais empregados na Operação Pantanal II.
Com a incorporação, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, mantém o pronto emprego de dois navios (Navio-Patrulha “Poti” e Navio-Patrulha “Penedo”) e sete embarcações para ações de combate aos incêndios no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A embarcação prestará apoio logístico ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) na região de Porto Conceição, a cerca de 250 km de Cuiabá-MT, fornecendo estrutura de alojamento e alimentação, além de transporte de equipes de combate a incêndios.
A embarcação substitui a AgEFlut “Esperança do Pantanal”, subordinada à Capitania Fluvial do Pantanal, que permaneceu na região por 15 dias para apoio ao CBMMT. A Marinha do Brasil integra o Comando Operacional Conjunto Pantanal II como Força Naval Componente (FNC), por meio do Comando do 6º Distrito Naval, empregando pessoal, meios navais e aeronavais.
FONTE: MB