International Aero Engines (IAE) está se preparando para construir o primeiro conjunto do turbofan V2500-E5 para a aeronave de transporte polivalente, Embraer KC-390, cuja produção deverá ser de cerca de 20 motores por ano.
A IAE vai começar a montar no primeiro semestre de 2013 e entregar as primeiras unidades no quarto trimestre. Três motores estão programados para entrega no final deste ano com mais três antes do fim de Janeiro de 2014. Os testes de voo do primeiro avião deve começar no final de 2014, com a entrega de motores de produção a partir de 2015.
A Embraer, que acaba de completar a revisão crítica do projeto da aeronave, e diz que está no caminho certo para entregar as primeiras unidades em 2015 ou 2016 com final antecipada. O Brasil, juntamente com a Argentina, Chile, Colômbia, República Checa e Portugal, emitiram cartas de intenção cobrindo 60 aeronaves.
O presidente da IAE, Jon Beatty disse que os parceiros do consórcio se comprometeram a uma produção estável de 20 anos para apoiar o KC-390.
O V2500E5, uma variante do motor, que tem uma quota de 95% do motor V2500-A5 atual, será fornecido a uma taxa de 20 por ano para apoiar a produção anual prevista de 10 Embraer KC-390. A Embraer estima que o potencial de mercado global de aeronaves do tamanho de um C-130 é de cerca de 700 unidades.
FONTE: Aviation Week – Guy Norris
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Faltam informações desta variante para o KC-390. Os 95% citados são de comunalidade/compatibilidade de peças ou de potência da variante E5 para a A5 ??
No site da IAE a potência da linha de turbinas V2500 varia de 20.000 a 33.000 libras de empuxo. Qual o EMPUXO da turbina do KC-390?
O projeto desta variante como foi orientado em relação a versão A5, qual o parâmetro buscado e qual foi eventualmente sacrificado ?
Mais potência, maior durabilidade dos componentes, economia de manutenção, economia de combustível aumentando o alcance ???