A Arábia Saudita encomendou quatro aeronaves Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) adicionais para a Real Força Aérea da Arábia Saudita (RSAF).
A primeira dessas aeronaves entrará em conversão no início de 2026; elas entrarão em serviço e se juntarão à RSAF em 2027 para realizar missões de reabastecimento em voo e transporte.
“Este novo pedido demonstra o alto nível de satisfação do cliente com o A330 MRTT. Este é o terceiro contrato assinado pela Arábia Saudita para o A330 MRTT, tornando a RSAF uma das maiores operadoras de MRTT do mundo”, disse Jean-Brice Dumont, Head of Air Power da Airbus Defence and Space.
O contrato também inclui um pacote de suporte logístico com peças de reposição, serviços de treinamento e suporte de serviço para as novas quatro aeronaves.
Todos os A330 MRTT da RSAF são configurados com pods de mangueiras e drogue, com sistema de lança boom e também conta com um ponto de reabastecimento, o que permite que o A330 MRTT seja reabastecido por aviões-tanque equipados com lança Boom.
Cooperação industrial
Como parte deste contrato, a Airbus assinou em janeiro de 2024 um acordo de Participação Industrial (IP) com a GAMI (General Authority for Military Industries) para o desenvolvimento e crescimento do ecossistema industrial na região em apoio ao programa do governo saudita Vision 2030, que visa diversificar a economia do país.
Este acordo também inclui a transferência de tecnologia e know-how do RSAF A330 MRTT para empresas locais. A SAAMS, a joint venture criada entre a SAMI (Saudi Arabian Military Industries) e a Airbus, será o principal meio para a indústria local.
O A330 MRTT é a aeronave de transporte e reabastecimento de nova geração, com 90% de participação de mercado fora dos EUA, com 82 pedidos de 15 países na Europa, Ásia, América e Oceania.
FONTE: Airbus
Será que eles não teriam um semi-novo para vender para a FAB já com o sistema que usamos num precinho de tio Mohamed para o sobrinho Chiquinho.