Mais de 1.800 militares alemães, franceses e espanhóis a bordo de nove Airbus A400M, seis A330 MRTT, 12 Eurofighter, 12 Tornado, um A330-200 e quatro helicópteros H145M participarão de um exercício histórico em toda a região da Ásia-Pacífico, passando por regiões geladas, desérticas tropicais.
A odisseia de 58.000 quilômetros, com inúmeras paradas em quatro continentes entre 27 de junho e 15 de agosto, tem quatro destaques: Arctic Defender no Alasca, Nippon Skies no Japão, Pitch Black na Austrália e Tarang Shakti 1 na Índia.
Com esta implantação, as três nações envolvidas no Future Combat Air System (FCAS) pretendem aumentar a sua capacidade operacional, reforçar a cooperação militar com os países da região Indo-Pacífico e demonstrar o seu poder aéreo e dedicação à região.
“Ao participarmos no Pacific Skies 24, nós, como europeus, estamos mostrando presença numa parte do mundo que é de grande importância para todos nós”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da Luftwaffe, Tenente-General Ingo Gerhartz.
“Esperamos que aviões russos nos interceptem”
Pela primeira vez na sua história recente, a Força Aérea e Espacial Espanhola participa de um projeto com estas características, com um nível de ambição semelhante ao dos pioneiros aviadores espanhóis que cruzaram o Oceano Atlântico na década de 1920. Neste caso, o contingente será composto por quatro Eurofighters, das Alas 11 e 14, dois A400M da Ala 31 e um A330-200 do Grupo 45, além de 240 militares em dois rodízios.
O trecho mais crítico, segundo o chefe do Comando de Combate Aéreo espanhol, Tenente-General Francisco González-Espresati, será entre o Alasca e o Japão, quando as tripulações europeias sobrevoarão o Oceano Pacífico, próximo ao espaço aéreo russo. “Prevê-se que aeronaves russas se aproximem e nos interceptem ”, disse ele. “Temos certeza que sim, mas não estamos preocupados com isso.”
Entre os marcos do exercício dos A400M espanhóis está o retorno de uma aeronave do Alasca sobre o Pólo Norte, enquanto se destaca também uma viagem com franceses e alemães à Nova Zelândia.
Na Austrália, durante o exercício Pitch Black, os pilotos mais experientes da Força Aérea e Espacial Espanhola treinarão em ambientes não pertencentes à OTAN com 20 tipos diferentes de aeronaves de 20 países.
Na fase final, o exercício “Tarang Shakti Fase 1” na Índia, os pilotos enfrentarão caças indianos ‘made in Russia’, com os quais os pilotos espanhóis não têm experiência direta.
Manutenção compartilhada de A400M e Eurofighters entre Alemanha e Espanha
Com o objetivo de ter a menor pegada logística e o máximo desempenho, a Força Aérea e Espacial Espanhola e a Luftwaffe Alemã realizarão a manutenção partilhada dos seus Eurofighter e A400M como um exemplo perfeito de interoperabilidade e cooperação entre nações aliadas.
Ao longo da expedição de sete semanas, espanhóis e alemães trabalharão lado a lado. Ambas as forças aéreas partirão de Colônia, Alemanha, e os MMF A330 MRTT da OTAN, liderados pela Alemanha, reabastecerão os caças espanhóis durante toda a missão.
Além dos quatro A330 MRTT da MMF, a Força Aérea Alemã irá implantar de forma rápida e flexível quatro A400M, oito Eurofighters, 12 Tornado e quatro helicópteros H145M. Esta será a última aparição do Tornado no cenário internacional. O primeiro com treinamento de baixo nível no Alasca e, no início de julho, no Arctic Defender, um exercício de combate ar-ar liderado pela Alemanha, que também incluirá forças espanholas, francesas e norte-americanas, incluindo caças de quinta geração e munições reais.
No Japão, os Eurofighter alemães treinarão pela primeira vez no espaço aéreo japonês, participando do exercício Nippon Skies. Posteriormente, o destacamento alemão será dividido entre o Havaí, onde está ocorrendo o exercício Rimpac, juntamente com a Marinha Alemã, e a Austrália para Pitch Black, juntamente com as forças francesas e espanholas. Seu último exercício será o Tarang Shakti 1, na Índia, com a Força Aérea Indiana e a RAF.
Um A400M e um A330 MRTT conectados à sede
Durante toda a viagem, aeronaves das três forças armadas serão acompanhadas por um A400M francês, que realizará tarefas de busca e salvamento em caso de emergência.
Um A330 MRTT será conectado via satélite à sede em Lyon, de onde todas as operações francesas serão controladas.
Uma parte da frota francesa, composta por três Airbus A400M e três Airbus A330 MRTT ‘Phénix’, bem como quatro Rafale, participará ao lado das forças espanhola e alemã nos céus do Pacífico, com escalas importantes no Alasca, Japão, Austrália e Índia e passando também pelo Canadá, Nova Zelândia, Malásia e Emirados Árabes Unidos, entre outros.
A outra parte do contingente faz parte do Griffith Strike, no qual três A330 MRTT e três A400M, além de três Rafale da Força Aérea e Espacial Francesa, acompanhados pela Real Força Aérea do Reino Unido, viajarão para a Austrália, via Emirados Árabes Unidos e Cingapura.
A implantação francesa pretende ser extremamente rápida e ágil, por isso, os seus A400M e A330 MRTT serão responsáveis por transportar todo o material necessário, reduzindo a pegada logística e sem a necessidade de envio de equipamentos antecipadamente ou por navio.
Equipe Airbus a disposição do cliente
Em cada uma das paradas, com cada uma das forças aéreas, uma equipe da Airbus Services estará apoiando a prontidão da aeronave em todos os momentos, independentemente das condições climáticas ou características da missão, incluindo voos em baixa altitude, ataques aéreos, defesa aérea e reabastecimento.
“Pacific Skies é ao mesmo tempo uma grande oportunidade e um desafio para a equipe da Airbus Services, pois é um exercício de complexidade e intensidade sem precedentes”, disse Geraldine Thiercelin, Chefe de Serviços da Air Power, Airbus Defence and Space. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos fornecedores e preparamos material adicional e enviamos especialistas técnicos para fornecer apoio no local para responder às necessidades que as forças aéreas possam ter a qualquer momento durante o destacamento.”
Pacific Skies é uma demonstração da capacidade de autonomia estratégica da Europa num contexto geopolítico complexo, onde o poder aéreo e a interoperabilidade das forças aliadas são essenciais.
FONTE: Airbus
Muito boa a matéria como sempre.meu amigo Guilherme .
Abraço do p7.
Obrigado meu amigo P7!
TMJ