Por Guilherme Wiltgen
O avião de transporte multimissão da Embraer, o C-390 Millennium, pode conquistar mais um país membro da OTAN/NATO, a Polônia.
Atualmente, a Polônia possui cinco aviões Lockheed C-130E Hércules e, em breve, receberá mais cinco C-130H usados dos EUA.
O C-390 é aeronave muito mais moderna, que voa mais rápido, chega mais longe e transporta mais carga. Ainda possui a capacidade de ser reconfigurada em 3h, como por exemplo, para combater incêndios florestais, sendo equipado com a versão mais moderna do Modular Airbone Fire Fighting System, o MAFFS II, além da capacidade estratégica de realizar reabastecimento em voo (REVO/AAR).
Desde a invasão russa na Ucrânia, o país europeu vem investindo massivamente em aquisições de equipamentos de defesa, tais como blindados, fragatas, helicópteros Antissubmarino, caças e aviões de treinamento avançado.
Caso a Polônia venha a optar pelo avião brasileiro, vai se juntar ao Brasil, Portugal, Hungria, República Tcheca, Holanda, Áustria e Coreia do Sul como operador da plataforma multimissão C-390 Millennium, uma aeronave que está redefinindo rapidamente os padrões de transporte tático no mercado mundial de defesa.
A Embraer está pronta para apoiar o Ministério da Defesa e a Força Aérea Polonesa para atender aos seus requisitos e preparada para fortalecer o relacionamento com mais esse país membro da OTAN/NATO.