A Marinha Alemã aumentará seu poder marítimo tão necessário através da aquisição adicional de duas fragatas F126. Na semana passada, o Comitê de Orçamento do Bundestag alemão deu luz verde para a aquisição para mais duas embarcações. Hoje, a Organização de Compras das Forças Armadas Alemãs (BAAINBW) e o estaleiro Damen assinaram o contrato para duas fragatas multi-missão adicionais F126 que levam o total a seis navios.
“Isso é uma boa notícia, e estamos honrados com o fato de nosso cliente alemão ter confiança em nós e no design do F126 para pedir mais dois navios”, diz Roland Briene, diretor administrativo da Damen. “Com esta decisão, poderemos expandir a classe ‘Niedersachsen’ para seis navios. É a maneira mais rápida de expandir e modernizar a frota de superfície da marinha alemã. Esta decisão também beneficia a organização de compras alemãs e a indústria envolvida. Ter mais navios da mesma classe traz muitas vantagens.”
A primeira fragata deve ser entregue em 2028. O navio cinco e seis serão entregues em 2033 e 2034, respectivamente.
A construção das duas fragatas adicionais F126 também ocorrerá inteiramente na Alemanha. Nos próximos meses, o trabalho começará em paralelo no estaleiro alemão em Kiel e no local da Blohm+Voss NVL em Hamburgo. A popa será construída no estaleiro Peene-Werft, em Wolgast, enquanto o restante será fabricado em Kiel com a popa unida lá. Os navios são enviados para Hamburgo para a instalação de equipamentos, comissionamentos e testes finais. Centenas de fornecedores em toda a Alemanha estão envolvidos no projeto.
Com um comprimento de 166 metros e um deslocamento de até 10.000 toneladas, as fragatas F126 serão as maiores da Marinha alemã. As versáteis plataformas multi-missão podem operar em todo o mundo e em todas as condições, desde os trópicos até as regiões polares.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Nota do editor: Vale ler e refletir: “Com esta decisão, poderemos expandir a classe ‘Niedersachsen’ para seis navios. É a maneira mais rápida de expandir e modernizar a frota de superfície da marinha alemã. Esta decisão também beneficia a organização de compras alemãs e a indústria envolvida. Ter mais navios da mesma classe traz muitas vantagens.”
A MB tem a pretensão de chegar a no máximo 8 navios de escolta até 2040, prazo final da atual Estratégia de Defesa Marítima.
4 destes navios serão as Fragatas Classe Tamandaré. As outras 4 adicionais são ainda uma incógnita.
Podem ser qualquer coisa, inclusive, mais FCT.
Sem a obrigatória mudança orçamentária no contexto do planejamento naval é basicamente impossível pensar, e planejar, meios maiores e melhores que as Meko A100, que diga-se de passagem, já foram levadas ao máximo do limite do projeto em termos de atendimento dos requisitos da MB.
Teremos muita sorte se as 4 unidades forem entregues dentro dos prazos acordados.
Temos projetos e ambições! Mais falta vontade política! Para liberação de recursos financeiros.
Aproveito a nota do editor e acrescento este trecho: “A primeira fragata deve ser entregue em 2028.”
Veja: a 1a só será entregue em 2028 e eles já encomendaram mais 2 fragatas. A nossa 1a será entregue em menos de 2 meses e não há qualquer sinal de que possa haver encomendas adicionais. Alemanha sendo Alemanha e Brasil sendo Brasil.
Aproveito seu comentário, Augusto, para te informar que a Tamandaré não será entregue em agosto. Quem te informou isso? Não foi o DAN! A informação que te esclareço é de que o navio será LANÇADO em “menos de 2 meses” e não entregue. A diferença entre lançar e entregar é que o lançamento finaliza a primeira parte da obra, ou seja, depois do lançamento ele ainda estará em construção mas na nova fase estará em construção flutuando. Entregar é quando o navio passou por testes e acabamentos e aí sim ele é incorporado a Marinha em um procedimento chamado “mostra de armamento”. Recentemente o Humaitá teve sua mostra de armamento sendo o 2º submarino da Classe Riachuelo em operação.
Quanto a um novo lote é mais interessante para a Marinha empregar os conhecimentos na construção da Classe Tamandaré e projetar uma nova classe de escoltas mas de 5 ou 6000t, como era o caso do Prosuper. A experiência adquirida com a operação desse novo conceito de navios escoltas usando VLS a Marinha já estará madura para projetar um navio maior. Lembrando que o mesmo país que adquire as F126 é o mesmo que está construindo as Tamandaré. A Alemanha é um país pertencente a OTAN Augusto, então não é surpresa que tenham um cultura naval (mais precisamente bélica!) mais comprometida, portanto essa comparação não faz sentido já que nossa cultura nesse ramo é oposta: “o dinheiro que é usado em defesa seria melhor empregado em saúde, educ”…. Entendeu o enorme abismo que nos separa da Alemanha (só para mencionar esse país)?
Brasileiro sendo brasileiro!
De um lado você diz que o dinheiro seria melhor usado em cultura e educação, mas de outro diz que é melhor contratar uma classe de 5 ou 6 mil toneladas, que obviamente é muito mais cara que uma classe Tamandaré.
Acho que seria bom o sr. estudar lógica para tentar treinar sua forma de organizar seus pensamentos.
E eu não disse que a Tamandaré será entregue ao setor operativo, apenas entregue. O sr. quer ser preciosista, mas não falou coisa com coisa e ainda envolveu submarinos no meio.
Augusto, presta atenção quando lê!!! Entenda o contexto, como você me pede para estudar lógica sendo que você não entendeu o contexto se limitando a destacar apenas uma parte do texto que lhe convêm? Vou tentar explicar de novo, presta atenção!!!
O trecho faz uma comparação entre nós brasileiros e os alemães “A Alemanha é um país pertencente a OTAN então não é surpresa que tenham uma cultura naval mais comprometida”. Quer dizer a mentalidade militar deles exige deles mesmos uma postura mais exigente do que a nossa por causa dessa aliança e sua própria concepção de país. Ai continuo: “portanto essa comparação não faz sentido já que nossa cultura nesse ramo é oposta”. É tão oposto Augusto que, para exemplificar essa diferença, usei essa frase muito usada no Brasil “o dinheiro que é usada em defesa seria melhor….” Entendeu agora Augusto? Pô meu eu tive que explicar isso para você meu!
Quanto a tal entrega, não tem entrega! Ele ainda está em construção, Augusto, independente do lançamento. E qual é o problema de envolver submarino? Também é navio. Não leve para o lado pessoal, quando eu disse brasileiro sendo brasileiro apenas quis dizer que você agiu da mesma forma que a mídia no caso das críticas feita ao Lula no outro mandato quando ele “inaugurou” o navio João Cândido (segundo a mídia) sendo que o ele foi apenas lançado. Valeu!