O Vietnã acusou nesta segunda-feira (25/3) marinheiros chineses de terem disparado contra pescadores vietnamitas que navegavam nas disputadas águas do mar da China Meridional e denunciou uma séria violação de sua soberania territorial.
Na última quarta-feira, a embarcação vietnamita se encontrava perto do arquipélago em disputa de Paracelso quando foi “alvo de disparos por parte de um barco chinês que provocaram um incêndio na cabine”, indicou o porta-voz das Relações Exteriores, Luong Thanh Nghi, no site do ministério.
“O Vietnã protesta energicamente e pede à China que investigue e solucione seriamente este ato desumano e injustificado e que compense os pescadores”.
Não foi informado o tipo de embarcação chinesa responsável pela suposta agressão.
Os dois países disputam a soberania sobre o arquipélago de Paracelso, assim como sobre as ilhas Spratly. Supostamente, o fundo do mar destes dois conjuntos de ilhas é rico em hidrocarbonetos, além destas estarem situadas no coração das rotas marítimas internacionais.
Os incidentes são frequentes entre o Vietnã e a China, cujas relações são tensas apesar dos estreitos laços entre os partidos comunistas no poder. Hanói afirma que centenas de marinheiros vietnamitas foram detidos pelos chineses nos últimos anos.