A MBDA revelou na Eurosatory 2024, o sistema Land Cruise Missile (LCM), uma nova capacidade de Deep Precision Strike lançada no solo, para atender às necessidades do novo ambiente estratégico no campo de batalha.
O LCM baseia-se em toda a experiência da MBDA no campo de Deep Precision Strike e é baseado no comprovado Missile De Croisière Naval (MdCN) em serviço em fragatas e submarinos de ataque da Marinha Francesa.
O sistema LCM constitui uma solução única para um sistema de mísseis de cruzeiro de ataque profundo, lançado do solo, concebido, produzido e montado na Europa. Os clientes que operam mísseis MdCN e sistemas LCM pertencerão a um clube exclusivo de países que possuem capacidade de ataque de precisão profunda de longo alcance, vindo de baixo e da superfície do mar, bem como do solo.
Eric Béranger, CEO da MBDA, disse que “O sistema Land Cruise Missile complementa o portfólio abrangente de soluções soberanas europeias da MBDA. Com base no histórico do Míssil de Cruzeiro Naval, a MBDA demonstra sua capacidade de cobrir todo o espectro de requisitos operacionais para nossos clientes, ao mesmo tempo que gera sinergias em todo o nosso portfólio de ataque para garantir a prontidão para a batalha.”
O sistema LCM oferecerá os mesmos recursos exclusivos do NCM, incluindo: precisão métrica em alcance muito longo; alta capacidade de sobrevivência ao penetrar através de sistemas integrados de defesa aérea inimigos, graças à redução da seção transversal do radar e a sua capacidade de acompanhamento do terreno, e alta letalidade contra alvos. Também permitirá a capacidade sincronizada de tempo no alvo (Synchronized Time-On-Target – STOT) altamente precisa, conforme já demonstrado pelo ataque simultâneo do MdCN de uma fragata e de um submarino submerso, realizado pela Marinha Francesa com o apoio da DGA em abril de 2024.
O LCM traz o capacidade de influenciar comportamentos agressivos de adversários semelhantes, impondo uma ameaça permanente e imediata contra ativos inimigos de alto valor.
Com o conceito de operação LCM, a MBDA oferecerá um sistema integrado abrangente, incluindo o conjunto de planejamento de missão e lançadores terrestres dedicadas e montados em plataformas terrestres, oferecendo flexibilidade, capacidade de sobrevivência e reatividade às forças terrestres em contextos de alta intensidade.
Muito bem, óptima notícia.