Por Michael Marrow
WASHINGTON – Um caça de teste F-35B caiu logo após a decolagem da Base Aérea de Kirtland, no Novo México, na tarde de terça-feira, de acordo com um comunicado da base. O piloto do caça ejetou mas teve ferimentos.
A aeronave chegou à base às 13h de terça-feira, fazendo escala para abastecer no caminho das instalações da fabricante de aviões Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, de acordo com o comunicado de Kirtland. Ele caiu às 13h48 a sudoeste de Kirtland, que fica na área de Albuquerque e adjacente ao aeroporto da cidade. O caça estava a caminho da Base Aérea de Edwards, ao norte de Los Angeles, disse Kirtland.
O piloto do caça furtivo sofreu “ferimentos graves” após ter ejetado, disse o porta-voz do Albuquerque Fire Rescue, tenente Jason Fejer, em um vídeo no X. Kirtland disse que o piloto estava em “condição estável” na noite de terça-feira, após ser transferido para o Hospital da Universidade do Novo México.
“Um F-35B em rota de Fort Worth, Texas, para a Base Aérea de Edwards, Califórnia, caiu após uma parada para reabastecimento na Base Aérea de Kirtland, Novo México. Esta era uma aeronave de propriedade e operada pelo governo dos EUA que estava sendo pilotada por um piloto do governo que foi ejetado com segurança”, disse a Lockheed em comunicado hoje.
“A aeronave era um caça de teste equipado com Technology Refresh 2 (TR-2) e estava sendo transferida para a Base Aérea de Edwards para modificações adicionais no equipamento de teste. A segurança é a nossa prioridade e seguiremos os protocolos de investigação apropriados”, acrescentou a empresa. A investigação está em andamento”, acrescentou.
A CBS News relatou anteriormente que o avião acidentado era uma aeronave em desenvolvimento. A perda de um caça de teste, usado para avaliar atualizações e outras características do caça, poderia prejudicar o programa F-35, que já tem disponibilidade limitada de caça de teste.
O F-35B é a versão de decolagem curta e pouso vertical do caça furtivo. Seu custo “flyaway” mais recente foi estimado em US$ 109 milhões, informou anteriormente a Breaking Defense .
Imagens do F-35B em chamas em uma encosta de Albuquerque rapidamente se tornaram virais na terça-feira, com equipes de socorristas locais correndo para o local. As estradas próximas ficarão fechadas durante grande parte do dia de hoje, enquanto as equipes trabalham para limpar os escombros, de acordo com a mídia local.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense
Piloto ejeta com segurança mas sofre ferimentos.
SILOGISMO.
Se sofreu ferimentos não ejetou com SEGURANÇA…
Segurança com ferimentos NÃO EXISTE…
Boa vontade é TUDO…
Se o jato fosse Chinês ou Russo JAMAIS o texto assim seria redigido…
Pobre Fatseal. Provavelmente cometeu suicídio por não suportar viver fora de seu ambiente natural.
Pôr asas em uma foca obesa e faze-la voar bem é deveras ambicioso e certamente traz dificuldades intransponível.
E como é tradição, outro problema relatado recentemente diz respeito a mais atrasos no desenvolvimento da versão Block 4 de seus softwares de combate que pretende finalmente dar ao f-35 Jackfruit plena capacidade de combate. Enquanto isto as próximas centenas de plataformas a serem entregues vão continuar sem contar com capacidades de combate cruciais, segundo divulgado pela mídia dos eua.
Ou seja, um jato extremamente caro de adquirir e mais caro ainda de operar, us$35 mil por hora de voo, ainda não tem capacidade de se impor frente a plataformas 4.5G e não para de aumentar seus custos com novos problemas e novo atrasos recorrentes. E a espertíssima L. Martin faturando centenas de bilhões com esta armadilha projetada para lhe proporcionar lucro eterno.
A despeito disso, com software supostamente bugado o F-35 consegue ser mais potente, eficiente e letal que o supra sumo da tecnologia da “Mãe Rússia” o Su-57 que :
– Não tem radar AESA
– Não tem os motores definitivos e;
– Não é stealth
Que coisa não meu caro Putin l0ver!