“É tão certo quanto a noite que sucede o dia, que sem uma força naval decisiva não podemos fazer nada de definitivo e, com ela, tudo louvável e glorioso.”
Presidente George Washington em 15/11/1781.
Por Guilherme Wiltgen
Como parte das comemorações pelos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos, o porta-aviões nuclear da Classe Nimitz USS George Washington (CVN 73), e o Carrier Strike Group TEN, visitam o Brasil e reforçam a cooperação militar entre os dois países através da operação Southern Seas 2024.
Como parte das ações promovidas pela Embaixada dos EUA e o Consulado no Rio de Janeiro, a mídia especializada foi convidada para realizar um tour a bordo do porta-aviões e conhecer parte do seu grupo aéreo.
O USS George Washington, comandado pelo Captain Tim Waits, é o sexto porta-aviões nuclear da Classe Nimitz, foi lançado no dia 21/07/1990 e comissionado em 04/07/1992. Possui 330 metros de comprimento e desloca aproximadamente 104 mil toneladas.
Sua tripulação pode chegar a 6 mil militares e transporta até 90 aeronaves de asa-fixa e rotativas.
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o Carrier Strike Group TEN, comandado pelo Rear Adm. Alexis T. Walker, participou de operações no mar com a Marinha do Brasil em uma área marítima compreendida entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O destróier da Classe Arleigh Burke, USS Porter (DDG 78), o USCG Cutter James (WMSL 754) e as Fragatas Independência (F 44) e União (F 45) conduziram exercícios e manobras navais, enquanto o Carrier Air Wing 7 (CVW-7) realizava exercícios de defesa aérea e o Air Power Demonstration.
Carrier Air Wing 7
O CVW-7 é comandado pelo Capitain Alex Hampton, e trouxe a bordo do USS George Washington esquadrões de caças de guerra eletrônica, de alerta aéreo antecipado, dois esquadrões de helicópteros e o lendário Esquadrão “Jolly Rogers”.
Dentre os caças embarcados, destaca-se a presença do F-35C Lightning II, que operou pela primeira vez no Brasil.
O CVW-7 é composto pelos seguintes esquadrões:
Strike Fighter Squadron (VFA) 147 – Argonauts
O Strike Fighter Squadron (VFA) 147 foi o primeiro esquadrão da US Navy a operar o A-7E Corsair II em 1º de fevereiro de 1967, na Naval Air Station Lemoore, na Califórnia. O Argonauts também foi o primeiro esquadrão operacional de F-35C da Marinha dos Estados Unidos.
Seu atual Comandante é Commander (Cmdr) Christopher A. Case, que possui mais de 3.000 HV é já foi instrutor no United States Navy Fighter Weapons School (TOPGUN).
Strike Fighter Squadron (VFA) 103 – Jolly Rogers
O Strike Fighter Squadron (VFA) 103 está baseado na Naval Air Station Oceana em Virginia Beach. O lendário Jolly Rogers está subordinado operacionalmente ao Carrier Air Wing SEVEN e administrativamente ao Strike Fighter Wing, Atlantic.
O Jolly Rogers opera as variantes F/A-18E e F/A-18F Super Hornet.
Seu atual Comandante é o Cmdr. Jeffrey Creighan, que possui mais de 2.500 HV no Super Hornet e mais de 450 pousos enganchados a bordo.
Electronic Attack Squadron (VAQ) 140 – Patriots
O Electronic Attack Squadron (VAQ) 140 está baseado na Naval Air Station Whidbey Island, subordinado ao Carrier Air Wing Seven.
O Patriots opera a variante de guerra eletrônica EA-18G Growler.
Seu atual Comandante é o Cmdr Erik Halvorson, que iniciou sua carreira voando o EA-6B Prowler, possui mais de 2.500 HV e 555 pousos enganchados a bordo, sendo 28 deles em combate.
Airborne Command & Control Squadron (VAW) 116 – Sun Kings
O Airborne Command & Control Squadron (VAW) 116 está baseado na NAS Point Mugu, na Califórnia. O Sun Kings opera com as aeronaves de alerta aéreo antecipado E-2C Hawkeye e está subordinado ao Carrier Air Wing 7.
Seu atual Comandante é o Cmdr RJ Fields e possui mais de 1.700 HV no Hawkeye.
Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 5 – Nightdippers
O Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 5 está baseado na Naval Air Station Norfolk e opera o helicóptero Sikorsky MH-60S Seahawk (Sierra).
O Nightdippers está subordinado ao Carrier Air Wing Seven, sendo empregado na guerra Antissuperfície, VERTREP, SAR e C-SAR.
Seu atual Comandante é o Cmdr Adam L. Moffit que possui mais de 2.400 HV.
Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 46 – Grandmasters
O Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 46 está baseado na Naval Air Station Mayport e opera o helicóptero Sikorsky MH-60R Seahawk (Romeo).
O Grandmasters está subordinado ao Carrier Air Wing Seven, sendo empregado ofensivamente em regiões litorâneas e no mar, em um ambiente multi-ameaça de alta densidade, atuando na guerra Antissuperfície (ASuW), Antissubmarino (ASW), Guerra Eletrônica (EW), Comando e Controle (CC) e Operações Não-Combate (NCO).
O Grandmasters compõe o Destacamento Aéreo Embarcado dos Cruzadores, Destróieres, Littoral Combat Ship e nos porta-aviões nucleares.
Seu atual Comandante é o Cmdr Brandon Jenkins.
Por ocasião da visita, o editor Guilherme Wiltgen presenteou o Alte Lex Walker com a moeda do DAN.
Nota do Editor: O DAN agradece à Embaixada dos EUA e ao Consulado no Rio nas pessoas das Senhoras Camila David e Jéssica Moreira.
Parabéns pela participação e as fotos DAN e o cabecario caiu muito bem , pra quem tem objetivo de se deveder
Sabe as vezes tenho medo de um dia tivemos um conflito, eu que moro em santos só o primeiro a morrer
Quem sabe eles nos deixe vivo ,que ameaça traz um povo sem futuro
Presidente George Washington, será que teremos alguém com esse pensamento
Obrigado camarada! 🇧🇷⚓️🇺🇲