A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), informa que, juntamente ao Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, integra a Operação Taquari II coordenada pelo Comando Conjunto Sul. Durante esta terça-feira (07/05), as equipes das Capitanias, Delegacias e Agência, que estão atuando nas embarcações, resgataram 285 pessoas e 59 animais entre as cidades de Eldorado e Porto Alegre. Os militares realizaram, também, a entrega de alimentos e água para os desabrigados.
Além das quatro aeronaves em operação no Rio Grande do Sul, mais duas aeronaves chegaram ao Estado na noite dessa terça-feira. A UH-15A N-7201 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e a aeronave SH-16 N-3035 do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1).
Neste dia 07 de maio, também, o primeiro destacamento do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais chegou ao RS na Base Aérea de Canoas (BACO) com o Hospital de Campanha para apoio à Operação Taquari.
A aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou hoje o transporte de suprimentos do campo de futebol da Comunidade Vila Floresta, em Porto Alegre para Eldorado do Sul; e o transporte de resgatados vindos da BR 116, em Eldorado do Sul. Na terça-feira também, a aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral foi utilizada para atender às demandas da Defesa Civil na cidade de Lajeado-RS, como transporte de mantimentos e medicamentos às cidades de Encantado, Roca Salles e Travesseiro; e o sobrevoo nas estradas afetadas por fissuras e deslizamentos com geóloga e engenheiro embarcados.
Além disso, a aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) realizou o transporte de 1.612kg de medicamentos para hemodiálise da BACO para Lajeado; e o transporte de 500kg de material e 03 pessoas de Lajeado para BACO. Já aeronave-7057 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) vinda do Pantanal, que foi designada diretamente para Lajeado, na região do Vale do Taquari, realizou o resgate de sete pessoas; o transporte de 250kg de mantimentos para Muçum-RS; e o apoio à Defesa Civil para reconhecimento de locais afetados e sem comunicação.
Os militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande estiveram em atuação, durante essa terça-feira (07/05), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, quando participaram do resgate de, aproximadamente, 100 pessoas. Os Fuzileiros Navais realizaram, também, o resgate de 195 pessoas e o transporte de 94 pessoas em Guaíba.
A Marinha enviou viaturas, embarcações e militares, desde o dia 30 de abril, com a finalidade de prestar o apoio necessário à população, em conjunto com as autoridades locais. A MB lamenta os transtornos ocorridos e reforça que continuará apoiando para amenizar a situação, bem como salvaguardar a vida humana e a segurança da navegação, no mar aberto e hidrovias interiores. Cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade, que pode ser realizada pelos telefones 185 (número para emergências náuticas e pedidos de auxílio).
FONTE: COMANDO DO 5° DISTRITO NAVAL