Por Mariana Alvarenga
Brasília (DF), 3/5/2024 – Nesta sexta-feira (3), 14 Oficiais-Generais americanos visitaram o Ministério da Defesa para conhecer o trabalho da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), por meio de palestras no auditório do Edifício principal. Eles integram o Grupo Capstone de estudos de campo do hemisfério ocidental, da Universidade de Defesa Nacional, nos Estados Unidos. A passagem pela Defesa faz parte de uma série de visitas a países amigos no contexto da capacitação.
O Diretor do Departamento de Promoção Comercial (Depcom), Contra-Almirante João Batista, discorreu a respeito das atribuições do setor, bem como sobre o Acordo de Cooperação Recíproca de Defesa entre Brasil e Estados Unidos (RDPA), que encontra-se em fase de discussão. Para ele, “o acordo de compras recíprocas com os americanos vai abrir um mercado bilionário do Departamento de Defesa americano para as nossas empresas aqui no Brasil”.
O líder da comitiva americana, Almirante de Esquadra Kurt Tidd, ressaltou que as palestras foram importantes para a comitiva, que já esteve em Costa Rica e prosseguirá para o Paraguai e para o Canadá, após essa visita ao Brasil. “Eles serão líderes nas próximas décadas que se seguem. Para eles, é importante ouvir quais oportunidades poderão acontecer se trabalharmos lado a lado e continuarmos nossas discussões e trocas”, frisou.
O Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Major-Brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti, ministrou palestra sobre o acordo referente a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E). Trata-se de um compromisso entre o Brasil e os Estados Unidos na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia militar, assinado em 2020. O RDT&E visa definir parâmetros de condução e gerenciamento em acordos de Projetos realizados pelo Ministério da Defesa e pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, e o Subchefe de Assuntos Internacionais, Major-Brigadeiro Adolfo Aleixo da Silva Junior, prestigiaram o evento, promovido pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SCAI).
Formação
O objetivo do curso Capstone é tornar os participantes mais eficazes no planejamento e no emprego das forças dos EUA em operações conjuntas e combinadas. A atividade examina as principais questões que afetam a tomada de decisões de Segurança Nacional, estratégia militar, doutrina conjunta/combinada, interoperabilidade e questões-chave das nações aliadas.
Boa tarde será que teremos os obuses M777 de 155 mm pro EB e navios por oportunidade para MB?
Só espero que de vier, não venham aqueles lixos de LCS classe Freedon, além de caras são complexas, bichadas… Fiat Marea da Us Navy!