O Exército dos EUA batizou seu mais novo veículo de combate, o M10 Booker, em 18 de abril de 2024, durante uma cerimônia no Aberdeen Proving Ground. O M10 Booker representa uma capacidade nova e modernizada para o Exército dos Estados Unidos permitindo que as forças de manobra leve superem os adversários.
Em junho de 2023, o Exército anunciou que a plataforma do veículo seria nomeada para homenagear dois soldados do US Army que serviram em tempos de grandes conflitos, sendo o ganhador da Medalha de Honra, Pvt. Robert D. Booker, que morreu na Segunda Guerra Mundial, e o Staff Sgt. Stevon A. Booker, que morreu na Operação Iraqi Freedom.
Uma demonstração de fogo real do mais novo e moderno veículo de combate do Exército, o M10 Booker, marca a conclusão da Cerimônia de Dedicação do M10 Booker no Aberdeen Proving Ground, em Aberdeen, Maryland, em 18 de abril de 2024.
No final de fevereiro, foi recebido o primeiro veículo M10 Booker no Anniston Army Depot. Até o momento, três veículos M10 Booker de produção foram entregues. O Booker fornece às brigadas de infantaria um poder de fogo de precisão, permitindo manter a liberdade de ação contra as forças inimigas.
O Veículo de Combate M10 Booker sem dúvida traz um novo nível de letalidade e proteção às forças de infantaria norte-americanas e permitirá que os soldados ganhem e mantenham a velocidade e o impulso que são críticos no moderno campo de batalha.
“O Exército está empreendendo sua transformação mais significativa em várias décadas para dominar operações de combate em larga escala em um ambiente multidomínio, e o M10 Booker é uma parte crucial dessa transformação”, disse Doug Bush, secretário adjunto do Exército para aquisição, logística e tecnologia.
Nos próximos dois anos, o US Army submeterá o M10 Booker a uma bateria de testes para garantir que ele atenda aos rigorosos padrões exigidos. Esses testes incluirão o disparo de milhares de cartuchos de munição e a condução de milhares de quilômetros para compreender a confiabilidade e a capacidade de manutenção do programa. “Também submeteremos o veículo à qualificação de produção e testes em condições desérticas, árticas, temperadas e tropicais, desafiando com obstáculos e enfrentando ameaças reais para garantir sua capacidade de sobrevivência”, disse o Major-General. Glenn Dean, diretor executivo do programa de Sistemas de Combate Terrestre.
Durante os próximos meses, o M10 Booker estará envolvido em um teste operacional com a 82nd Airborne Division, tudo culminando no envio da primeira companhia operacional de Veículos de Combate M10 Booker para a 82ª Divisão Aerotransportada no verão de 2025.
O M10 Booker apoiará a formação de infantaria, fornecendo poder de fogo orgânico e capacidades de consciência situacional que lhes permitem derrotar alvos difíceis e manter o impulso e a liberdade de ação. Possui tecnologias de ponta para trazer as melhores capacidades comprovadas disponíveis para formações de infantaria leve.
“O M10 Booker foi entregue exatamente conforme solicitado pelo Exército, completando um esforço competitivo e acelerado de protótipo com envolvimento direto dos militares”, disse o Brig. General Geoffrey Norman, diretor da equipe multifuncional de veículos de combate de próxima geração.
O veículo foi desenvolvido sob o Middle Tier Acquisition Pathway do Exército dos EUA, usado para desenvolver rapidamente protótipos em campo dentro de um programa de aquisição para demonstrar novas capacidades e colocar rapidamente em campo quantidades de produção de sistemas com tecnologias comprovadas que requerem desenvolvimento mínimo.
FONTE: US Army
ADAPTAÇÃO: DAN
Vale a pena gastar 10 milhoes de dolares num pesado MBT novo que sera posto a pique por um ATGM de170.000 dólares? Ou quem sabe por um mavic com uma ogiva de 300 dolares?
Quem tem de sobra ate pode.
Não é nosso caso.
Um MMBT ou um MBT usado sao sim alternativas plausiveis para o Brasil.
O CC ainda vive mas a realidade agora é outra.
Verdade, amigo! E você conhece mais que muitos que aqui comentam.
MBT ainda é fundamental em uma guerra de grande escala, no entanto, a situação é complicada…o MBT perdeu parte do brilho que tinha antes da invasão russa da Ucrânia (guerra russa), vamos esperar os proximos capítulos, não duvido que surja uma nova tecnologia que criaria um “casulo” no entorno do MBT, evitando ataques dessa ordem.
Olha ai o novo tanque do EB,rs.
🤣🤣🤣
Kornet,
Não digo que será este o novo carro em específico, mas é muito provável que o novo carro de combate do EB (se realmente houve possibilidade real de se adquirir) seja derivado de uma plataforma modular IFV. Aliás, o dito cujo da matéria tem raízes no ASCOD.
Essa é a maior idiotice dos últimos anos, vamos gastar em um IFV adaptado, que custará 80% de um carro de combate e não será capaz nem de fazer 5% o que um carro de combate pode fazer
“Vamos gastar” o que cara-pálida? Quem te disse que será assim? Menos. Está muito “emocionado” reclamando de algo que você não faz a menor ideia do que está sendo discutido.
Baixe a bola, você não é especialista e nem o sabichão que pensa que é. É apenas outro mero palpiteiro como a maioria de todos que estão aqui, inclusive eu.
Exatamente, Gabriel!
Ifv é uma coisa, MBT é outra!
Colocar um canhão de 120mm em um IFV não o faz um MBT de verdade.
Liuber, calma amigo, você parece muito emocionado com o comentário do Gabriel, calma!