A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 15 a 24 de maio, a Operação “SOUTHERN SEAS – 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro.
A missão será realizada na área marítima compreendida entre os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. A “SOUTHERN SEAS – 2024” tem o objetivo de realizar operações navais e aeronavais combinadas com a Marinha dos EUA (USN), a fim de ampliar a interoperabilidade das Forças envolvidas, bem como de incrementar a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre a MB e a USN, contribuindo para atuação no campo da Diplomacia Naval.
O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra será o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável por planejar e executar as atividades relacionadas à Operação. A missão também se dará em comemoração aos duzentos anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA e contará com a participação de navios brasileiros e norte-americanos.
Estarão diretamente envolvidos na “SOUTHERN SEAS – 2024”, pela MB, o NavioAeródromo Multipropósito “Atlântico” – Capitânia da Esquadra, as Fragatas “Liberal”, “Independência” e “União”, o Submarino “Tikuna”, além das seguintes aeronaves, UH12 Esquilo, UH-15/AH-15B Super Cougar, SH-16 Seahawk, AH-11B Wild Lynx e AF-1 Skyhawk.
Pelos EUA, estarão envolvidos o porta-aviões nuclear da classe Nimitz USS George Washington, o Destroyer da classe Arleigh Burke USS Porter , o Navio de apoio logísticoUSNS John Lenthall, o Navio da Guarda Costeira dos EUA USCGC James, além das seguintes aeronaves, componentes da Ala Aérea do USS George Washington e navios do Grupo-Tarefa: F-35 Lighting II, F/A-18 E/F Super Hornet, EA-18G Growler, E-2C Hawkeye e MH-60R/S Seahawk.
Será que vai atracar ao lado do museu do amanha?
Abrir para visitação não vai mas poderia parar por ali.
Gabriel,
Ali não o comporta. O CVN-73 vai ficar fundeado na Baía de Guanabara. Não haverá visitação pública.
Guilherme, boas !
Por que não colocar o Riachuelo nesse treinamento ?!
Abraço
Você é doido? Eles aproveitaram os exercícios para tentar coletar sinais . Por isso é bom manter os 2 IKL’s na MB, para serem usados em exercicios com outras marinhas.
Dudu,
O Scorpène não é nenhuma novidade para a USN, os do Chile participam do DESI, recentemente os da Índia participaram de exercícios com a USN e a Classe Riachuelo, quando estiver totalmente operacional, vai realizar vários exercícios com a USN durante a sua vida útil…
A propósito, todo mundo faz a mesma coisa…kkkk
Abs
Será que realmente não vai estar?!?!?! 😉
Vão ter a coragem de levar Skyhawks pro exercício???
Meodeos…
Sim, é de dar pena.
Guilherme, boa tarde!
Tem algum planejamento seu de participar com a captura de imagens?
Abraço.
Henrique, boa tarde!
Sim, estamos trabalhando nisso junto a MB, Embaixada e Consulado dos EUA no Rio.
Abs