A Saab recebeu um pedido da Administração de Material de Defesa Sueca (FMV) para apoiar o desenvolvimento futuro do sistema Gripen. O pedido é avaliado em SEK 540 milhões e refere-se ao trabalho durante o ano útil de 2024.
O pedido da FMV é uma extensão do contrato existente e permite o desenvolvimento contínuo do sistema Gripen para as forças armadas suecas e outros usuários de Gripen em todo o mundo. O pedido inclui operação e suporte de aeronaves de teste e equipamentos sofisticados, como plataformas e simuladores, que serão usados quando a Saab desenvolver novos recursos futuros para o Gripen C/D e o Gripen E, bem como para atualizações de sistemas existentes.
“O GRIPEN foi projetado para atualizações contínuas para atender às ameaças atuais e futuras. O desenvolvimento contínuo requer simuladores e plataformas sofisticados que são fáceis de operar, econômicos de manter e rapidamente se adaptarem para novos recursos. Esta ordem garante que o Gripen permaneça na vanguarda por um longo tempo”, diz Lars Tossman, chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.
O trabalho será realizado principalmente nas instalações da Saab em Linköping, Gotemburgo, Järfälla e Arboga.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Por que não se fala mais do Gripen biplace a ser desenvolvido e produzido no Brasil?
Ele está em fabricação em Linköping, na Suécia. Esse ano devemos ter novidades.