Brasília (DF) – O Exército Brasileiro celebra hoje o 79º aniversário da histórica conquista de Montese pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha, ocorrida em 14 de abril de 1945, marcou um ponto de virada crucial na guerra e demonstrou a coragem e a resiliência dos soldados brasileiros.
Apesar das 2.300 baixas sofridas entre 15 de setembro de 1944 e 13 de abril de 1945, a FEB conseguiu recompletar quase integralmente suas tropas, permitindo que a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária prosseguisse com um efetivo de 14.839 homens.
A retomada da ofensiva ocorreu em 14 de abril de 1945, às 10h15min. Sob o comando do General Cordeiro de Farias, a artilharia desencadeou um violento bombardeio nas alturas de Montese – cota 888 – Montello, cobrindo o difícil avanço do 1º Regimento de Infantaria na conquista da localidade de Possessione.
Às 13h30min, o 11º Regimento de Infantaria rompeu sua linha de partida com o apoio de uma violenta preparação de fogos de artilharia e de morteiro, além de uma eficiente cortina de fumaça. Por volta das 15h, elementos do Regimento avançaram na vila de Montese, desorganizando as resistências nazistas naquela localidade.
A FEB enfrentou a obstinada resistência alemã, bem organizada e incrustada no terreno de Montese. Mesmo após serem repelidos pela infantaria brasileira, os alemães persistiram durante quatro dias com bombardeios às posições brasileiras já conquistadas, transformando a pequena vila de Montese em um amontoado de escombros.
De 14 a 18 de abril, a FEB consolidou sua conquista em Montese. Foi um combate sangrento, que resultou em 426 baixas brasileiras. Este sacrifício garantiu uma vantagem tática aos aliados e enfraqueceu ainda mais as resistências nazistas.
FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército
Gente eu estou aqui na Itália ainda não deu tempo de ir no local onde nossos meninos lutaram arduamente por causa do trabalho vou sim ver tudo nas minhas férias. As vezes penso que é muito sofrido tudo isso mas vou assim mesmo
Oi Sandra! Que honra ter uma mulher por aqui – raridade! A vida é um “vale de lágrimas” Sandra, mas Deus sabe o que faz.
Boa sorte!
Quanta diferença enter os HOMENS de ontem e os homens de hoje!
Nossas horas mensagens aos bravos guerreiros brasileiros, a eles as honras da mas extraordinária vitória no teatro de operações na Itália. Montese foi desciva para as forças aliadas. E ao Exército de hoje comandado pelo energúmeno vermelho, fica a ele e aos gêneralecos vermelhos de hoje, a desonra por trairem a nossa Pátria, tão briosa na 2a. Guerra mundial.
Bom Dia; Muito importante para mim, Ter informações tão Precisa, muito obrigado!!!
Dia 24 de abril agora estarei la com minha tia para passarmos por onde meu avo (e pai dela) lutou na guerra!!
Honra à memória dos soldados que morreram e parabéns a FEB!