O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.
Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.
O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.
O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.
O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.
Ministério de Relações Exteriores (MRE)
Com relação aos comentários explicitamente esquerdistas anteriores, vale lembrar um personagem humorístico que dizia:
— É como sempre lhe digo, a INGRINORÂNÇA É QUE ASTRAVANCA O POGRÉSSIO!
Alguém “relatou” (no sentido de uma suposição) que os iranianos dispararam esse arsenal contra Israel, disse o governo brasileiro. O governo alerta o potencial destrutivo (leia-se Israel) alastrando hostilidades que agora chega ao Irã. Não sabem nem disfarçar suas preocupações a favor de ditaduras.
Nada disso, tens que melhorará a tua interpretação de textos. Aliás o comunicado da chancelaria brasileira é muito semelhante ao comunicados do governo da França e do próprio Vaticano… Na mesma linha evitar a escalada da violência entre as partes. Sem tomar partido… Quanto a questão de Israel, o problema não é o governo brasileiro. O problema é o governo Israelense que mal tem apoio doméstico. Ninguém quer sair na foto ao lado do Netanyahu.Ainda mais após o
ataque que ele ordenou a uma representação internacional. ___
Caro Odair,
Primeiro / você diz que tenho que melhorar minha interpretação de texto mas não especifica em que sentido,
Segundo / quer me corrigir escrevendo “melhorará” ao invés de melhorar (a não ser que você seja português e use uma gramática mais cultural daquele país que eu desconheça); antes de corrigir minha interpretação recomendo melhorar sua gramática ou fazer uma leitura corretiva para avaliar eventuais erros durante a digitação antes de postar – aceito ser corrigido mas primeiro preste mais atenção no que esta escrevendo,
Terceiro / o fato da França e o Vaticano concordarem com o posicionamento do Brasil não acrescenta em nada no tema, apenas manifestaram o óbvio! Ou algo mais “protocolar”.
Vou tentar te explicar minha visão de mundo sobre esse tema Odair: quando você me pede para melhorar minha interpretação do texto mas não aponta necessariamente no que devo faze-lo fica um argumento muito vago, carente de um sentido mais explicativo. Que moral tem o governo brasileiro para emitir uma nota dessa sendo que o presidente fez um comentário que passou da “linha vermelha” e ao mesmo tempo é aclamado por terroristas? Nenhum! Por falar em apoio doméstico o nosso presidente é que não tem boa reputação e que por causa da tal linha vermelha ultrapassada alguns compromissos internacionais se recusam a recebe-lo.
Toda manifestação do governo brasileiro sobre Israel será nesse sentido de tentar passar uma mensagem de paz mas não manifesta solidariedade ao povo israelense, tanto que já no 1º parágrafo esta mais preocupado com os países vizinhos do que com o povo israelense – os mais prejudicados diretamente nos ataques. É sempre uma mensagem tendenciosa. Saudações Odair.
O Brasil é um país responsável que cuida dos seus interesses e defende a resolução pacífica dos conflitos e o multilateralismo. Mantém boas relações tanto com Israel como com o Irã. Não deve tomar partido ainda. Até porque a nota emitida parece não ter a confirmação em relação ao ataque do Irã, pois foi emitida com base em relatos… Estão cautelosos esperando a situação estabilizar. Certamente em relação aos governos a verdade é que o governo Netanyahu não possui apoio nem da maioria dos Israelenses. Enquanto que o Irã é um país postulante aos BRICS o que aumenta a responsabilidade do Brasil… Aliás considerando o envolvimento do Irã acho que o grupo deveria emitir um comunicado conjunto.
O Brasil é aliado de 1 linha da Rússia e do Irã!
Notinha vagabunda
“grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel”
O Ataque, o lançamento de misseis em direcção a Israel!
Tenta fingir ser isento mas demonstrar na entrelinhas que tem lado
Lógico que o Brasil tem lado, tanto na guerra da guerra de invasão russa na Ucrânia quanto nos ataques terroristas contra Israel.
O Brasil é aliado direto ds Rússia, sergey lavrov disse isso abertamente. O governo brasileiro tem relações normais com a Rússia enquanto tem afastamento e ataques contra a Ucrânia.
Com Israel ocorre o mesmo, o Brasil é braço forte do Irã, apoiamos os iranianos em várias frentes, enquanto nos afastamos de Israel.
Se o Brasil fosse neutro não teria escolhido lado.