Nesta quarta-feira (10), Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) participaram da evacuação de sete cidadãos brasileiros em Porto Príncipe, Haiti, em virtude do agravamento da situação de segurança naquele país e do fechamento do aeroporto em sua capital.
A atuação da Marinha do Brasil (MB), que ocorreu em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi executada pelos militares que integram o Destacamento de Segurança da Embaixada do Brasil. Desde 2004, a MB provê a proteção da representação diplomática do Brasil no Haiti.
Na ação desta quarta-feira (10), os Fuzileiros Navais atuaram na recepção, segurança e triagem dos cidadãos em uma área segura de Porto Príncipe, com o posterior transporte das pessoas até o helicóptero contratado pelo MRE, que decolou com destino à República Dominicana.
De acordo com o Chefe do Destacamento de Segurança, Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Wesley dos Santos Rocha, os militares brasileiros foram fundamentais para o sucesso da missão. “Os Fuzileiros Navais garantiram a segurança e o transporte do pessoal até o local de embarque do helicóptero. O preparo dos militares e o planejamento detalhado da ação garantiram o sucesso da evacuação”, explicou o Comandante.
Fonte: Agência Marinha de Notícias