Por Luiz Padilha
Rio de Janeiro, 11 de abril – O Cruzador americano USS Leyte Gulf (CG 55), chegou hoje pela manhã na cidade do Rio de Janeiro, atracando na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).
O navio realizou um exercício PASSEX com a Fragata União (F 45) da Marinha do Brasil, antes da chegada ao Rio de Janeiro. Não há informações sobre a natureza da vinda do navio ao Rio de Janeiro, que deixará a cidade no próximo dia 15/4.
O USS Leyte Gulf está atualmente implantado na USSouthcom AOR para apoiar operações marítimas bilaterais e multinacionais com parceiros na região, conduzindo visitas de porto dentro do Teatro de Cooperação de Segurança (TSC) e apoiar o JIATF-Sul no combate ao tráfico de drogas ilícitas.
Com um destacamento de Law Enforcement Detachment (LEDET) da Guarda Costeira (USCG), o navio fez várias interdições de combate as drogas na área de operações (AOR) do Comando do Sul dos EUA (USSOUDCOM). Em março, enquanto estava em patrulha no Oceano Atlântico, a tripulação detectou um navio de contrabando de drogas semi-submersível autopropulsionado (SPSS). Com a assistência do esquadrão de ataque marítimo de helicópteros (HSM 50), a tripulação adquiriu a localização dos membros do SPSS e o destacamento LEDET lançou um barco inflável de casco rígido (RHIB) para interceptar o SPSS.
O LEDT deteve os indivíduos a bordo do SPSS e apreendeu aproximadamente 2.370 kg de cocaína. Então a tripulação conduziu um exercício de naufrágio (SINKEX) no SPSS. “Achar esse navio era como encontrar uma agulha no palheiro”, disse o tenente-comandante Travis Lee, aviador sênior do Leyte Gulf. “Faço isso há sete anos e não consegui encontrar e adquirir esse ativo até agora”. Interceptar o SPSS foi apenas o mais recente sucesso para o USS Leyte Gulf nesta Comissão.
U.S. Naval Forces Southern Command/4ª Frota apóia as operações conjuntas e combinadas do Comando Sul dos EUA, empregando forças marítimas em operações de segurança marítima cooperativa para manter o acesso, aprimorar a interoperabilidade e construir parcerias duradouras, a fim de melhorar a segurança regional e promover a paz, a estabilidade e a prosperidade no Caribe, na América Central e Região Sul-Americana.
O Commanding Officer Capt. Nathan Diaz disse: “Nossa equipe estava pronta quando chamada para executar três interdições”. “A apreensão bem sucedida de mais de US$ 42 milhões em drogas ilícitas é uma prova da interoperabilidade de nossas nações parceiras, da Guarda Costeira e da equipe do Leyte Gulf“.
Com informações do Commander, Naval Surface Forces Atlantic.
Tio Sam e sua eterna vigilância (bisbilhotagem).
Boa tarde Padilha o DGMM disse em entrevista que compras de oportunidade da royal navy não está descartada o que vc acha?
Obrigado
Abs
Ele vai ser desativado no segundo semestre
“CLASSIFICATION: UNCLASSIFIED//
ROUTINE
R 111321Z OCT 23 MID600053388536U
FM CNO WASHINGTON DC
TO NAVADMIN
BT
UNCLAS
NAVADMIN 227/23
MSGIS/GENADMIN/CNO WASHINGTON DC/N9/OCT //
SUBJ/FY24 PROJECTED SHIP INACTIVATION SCHEDULE//
REF/A/DOC/OPNAVINST 4770.5J/20210904//
REF/B/DOC/OPNAVINST 5400.44A/20111013//
NARR/REF A IS OPNAV POLICY AND GUIDANCE FOR THE INACTIVATION, RETIREMENT, AND
DISPOSITION OF U.S. NAVAL VESSELS.
REF B IS NAVY ORGANIZATION CHANGE MANUAL (NOCM) FOR SUBMITTING ORGANIZATIONAL
CHANGE REQUESTS (OCR) TO INCLUDE SHIP DECOMMISSIONINGS OR INACTIVATIONS.//
POC/ROGER RABER/CIV/N9IS/LOC: WASHINGTON DC/TEL: 703-693-9547/EMAIL:
ROGER.W.RABER.CIV(AT)US.NAVY.MIL// ”
– ~ –
“2. To facilitate fleet planning efforts to conduct decommissioning
continuous maintenance availability (CMAV) or inactivation availability
(INAC), the projected schedule for inactivating U.S. battle force naval
vessels which have met or exceeded their Expected Service Lives in FY24 is
promulgated as follows:
Ship Name Proj Inactive Date Post Inactive
Status
USS ANTIETAM (CG 54) 28 JUN 24 LSA
USS LEYTE GULF (CG 55) 27 SEP 24 LSA
USS SAN JUAN (SSN 751) 12 AUG 24 RECYCLE “
explica o esta de conservação que se encontra. o EUA nao quer mais por um dollar nele kkkkk
Pelo estado dele, deve estar a um bom tempo no mar.
Observei o desgaste da pintura e percebi que está sendo uma situação bem típica na USN com algumas classes, acredito que devido o tempo de uso (pouca tempo de manutenção ou tempo mais alargado).
Avisa eles que se tiver vaga no AMRJ (acho que tá lotado) tem aquele “Zarcão Cinza” que só a MB tem! Brincadeira turma!!!
Ser EB que os USA e bem conhecido por ser operado de muitas embarcações consideradas antigas fora a fama de desativação cedo de certos navios, mas vai entender essa marinha realmente é estranha,
Esta escrito CUZADOR.
Cuzador americano USS Leyte Gulf (CG 55) chega ao Rio de Janeiro
Muito obrigado pela observação. Corrigido.
Aí não Padilha…🤣🤣🤣🤣🤣
Vou mudar de óculos.
Pelo estado de conservação do navio americano, realmente parece ser um USS CUzador!