Santiago, Chile, 9 de abril de 2024 — A Embraer e os Correios assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) com foco no transporte aéreo de cargas. As duas empresas conduzirão estudos conjuntos para avançar na otimização e expansão da malha aérea nacional e internacional voltada para cargas e mercadorias de grande porte. A cooperação estratégica entre as empresas buscará ampliar a eficiência dos Correios no transporte aéreo e reduzir custos de operação na comparação com outros modais, além de avaliar desafios e oportunidades para novos modelos de negócio envolvendo as plataformas da Embraer, como E-190F, E-195F e C-390 Millennium.
“Com essa parceria poderemos trazer mais eficiência para a nossa malha logística e com isso beneficiar a população brasileira, que é a nossa maior missão como empresa pública e agente do governo federal. Somos os maiores operadores de carga aérea do país isoladamente; nenhuma outra empresa logística tem sequer a metade das linhas aéreas e carga movimentada pelos Correios”, diz o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando que a remodelação da malha aérea da estatal faz parte do projeto de modernização da empresa, o Correios do Futuro.
“Estamos muito satisfeitos em contribuir com os Correios no estudo de uma malha logística mais eficiente para o transporte de mercadorias, em âmbito nacional e internacional. A Embraer possui um portfólio de aeronaves consolidado e as soluções a serem estudadas em conjunto permitirão aos Correios ampliar a oferta de serviços para os seus clientes, com alta confiabilidade e eficiência”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
A Embraer está avançando dentro de seu cronograma para a conclusão de sua primeira conversão de E-Jet para versão cargueira. A companhia realizou seu primeiro teste em voo com sucesso. A Embraer já conta com dois contratos para conversão de até 20 E-Jets para cargueiros.
Ótima notícia!
Espero sucesso para ambas empresas brasileiras!
E dá lhe inchar o estado. Não aprendem e não querem aprender>
As empresas civis q utilizarem o C390 civil, pode até auxiliar no transporte de cargas de militares de outras nações.
O transporte de produtos de alto riscos como eletrônicos e medicamentos, geralmente é feito por vias aéreas.
O comércio de peças automotivas é muito alto no Brasil, e as indústrias ficam em algumas regiões do Brasil.
Logo, aeronaves cargueiros específicas pode sim fazer sucesso. Outra, helicopteros cargueiros como mi26 por exemplo, seria uma mão na roda no transporte de cargas civis e até militares na região norte do país, ou nos lugares q não possuem “vias” de acessos.
Detalhe principal, p pilotar um avião cargueiro, tem q ter formação de piloto, e não é todos q tem esta condição…..
Abraço
O C390 civil, pode auxiliar muito os esportistas de saltos de paraquedas em grupos e formações aéreas…
Abraço
Correios?
Taí, pago pra ver…
Se a Embraer oferecesse o preator600 com radar israelense p a marinha fazer as operações de patrulhas navais, seria uma boa p a Embraer divulgar o equipamento, fazer correções e aperfeiçoamentos e também ajudar o país, visto q os militares gastam 80% em folhas de pagamentos, pensões, aposentadorias e benefícios.
A aeronave seria alugada ou emprestada e os custos operacionais seriam pagos pelo Estado.
O conceito de tercerizar a patrulha aérea e naval, ou alugar as aeronaves como a Saab fez na República Tcheca, seria interessante p países pobres ou amigos do Brasil.
Inovar, renovar ter iniciativa e atitude.
Penso q o Ministério da Defesa, deveria ter unidades militares aptas p utilizarem equipamentos novos das indústrias bélicas nacional em exercícios e treinamentos militares, e até com uma constância, e assim ajudaria as empresas e os militares a lidarem com equipamentos novos e atualizados.
Abraço
Patrulha marítima é de responsabilidade da FAB.
Está pegada da Embraer com os Correios, utilizarem os E190F, E195F e C390 é boa.
Exemplo perto de casa tem 2 galpoes q foram alugados p empresas de comércio pela Internet, e é o dia inteiro de entregas e retiradas, e todos os dias tem o pessoal dos correios fazendo entregas.
Qdo o avião é de carga por exemplo, numa viagem de São Paulo p o Nordeste, no percurso ele pode aterrizar em MG descarregar e carregar outras cargas e assim sucessivamente em outros estados recolhendo e entregando cargas, faz parte da logística.
Agora na minha opinião, o governo poderia comprar alguns C390 civis p transporte de carga com rampa traseira p agilizar carregamento/descarregamento, mas utilizando pilotos militares da fab, em escalas de rodízios p ganharem experiências e horas de voos, além de conhecer todos os aeroportos nacionais nas novas atividades, caso não, eles vão ficar parados nas bases…, e os soldados depois do serviço militar, desempregados, poderiam fazer estágios ou empregos temporários neste setor de cargas e transportes nos aeroportos por exemplo, ou pelo social.
Com a guerra da Rússia e Ucrânia os aviões e empresas de cargas aéreas q utilizam os il80, An120 vão ficar fora do mercado por um tempo e aí q a Embraer tem grandes chances de expor as suas aeronaves e até serviços de logísticas aéreas.
Seria uma boa versões maiores do C390 com motores maiores e até alterações do ângulo dos motores, e também versões p concorrer com os C17 e c5 p versões militares e civis, algo p se pensar.
Trabalhei num lugar, q as carretas paletizadas, ao serem descarregadas ainda na plataforma, os conferente, os operadores de transpeleteiras retiravam as partes e distribuíam em outros Box, plataformas e tipos diferentes de caminhões.
O setor de logística no Brasil é bem amplo, mas deveria ser mais explorado utilizando principalmente aeronaves próprias p cargas com rampas traseiras e até com portas dianteiras juntas p agilizar o processo de cargas…
Tai um boa p os militares, principalmente pilotos q se aposentam jovens do serviço militar e criarem empresas no setor logístico com aeronaves específicas p as operações, ajuntam alguns amigos e qd o negócio progredir, contrata outros p trabalharem p vocês…
Está é a minha opinião e sugestão.
Namastê
Abraço