A Akaer, empresa brasileira líder em inovação, é destaque em mais uma edição da LAAD Security & Defence, maior feira de Segurança e Defesa da América Latina, que acontece até esta quinta-feira (4), em São Paulo (SP).
Ela apresenta seu amplo portfólio de produtos (desenvolvidos com tecnologia 100% brasileira) no estande da FINEP, agência pública de fomento ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Akaer e FINEP têm um longo histórico de cooperação em projetos estratégicos para a soberania e o avanço tecnológico do Brasil.
Um dos resultados dessa parceria é o monóculo de imagem térmica OLHAR, equipamento que capta a emissão térmica de corpos e que pode ser usado para localizar pessoas, animais e objetos quentes mesmo em condições adversas, como ausência de iluminação, fumaça, poeira e nevoeiro, além de elementos de camuflagem. Por suas dimensões reduzidas, pode ser operado manualmente ou acoplado a capacetes e armas.
Compromisso com a inovação
Outro produto desenvolvido pela Akaer com o apoio da FINEP foi a E3UCAM, câmera que equipa o VCUB1 (primeiro nanossatélite de alto desempenho 100% brasileiro levado ao espaço em abril de 2023, em parceria com a Visiona).
A empresa também lidera o desenvolvimento de um ‘superdrone’ de cargas com propulsão híbrida à base de hidrogênio e do futuro veículo lançador de nano e microssatélites, um marco para o Programa Espacial Brasileiro – projetos em estágio inicial que também contam com subvenção da FINEP.
“São produtos que demonstram o compromisso da Akaer com a pesquisa e a inovação, uma marca dos nossos 32 anos de história”, afirmou o CEO da empresa, Cesar Silva.
“Com o apoio da Finep, a Akaer impulsionou a pesquisa de produtos de alta tecnologia no Brasil. Isso contribuiu para que, recentemente, a empresa se tornasse a primeira Fornecedora Global de Nível 1 [Tier 1] 100% brasileira”, acrescentou.
A Akaer tem sede em São José dos Campos (SP) e escritórios comerciais em Portugal e na Turquia. Recentemente, a empresa anunciou a implantação de sua segunda unidade produtiva no futuro Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador.
FONTE: Rossi Comunicação