O voo inaugural da primeira aeronave de desenvolvimento Eurofighter, DA1, ocorreu na DASA em Manching há 30 anos, em 27 de março de 1994.
O piloto-chefe de testes da empresa, Peter Weger, fez o primeiro vôo no protótipo da aeronave que tinha motores Rolls Royce Spey, em vez dos motores EJ200 que foram adotados posteriormente no desenvolvimento.
O CEO da Eurofighter, Giancarlo Mezzanatto, disse: “Hoje é um marco especial e enquanto celebramos as pessoas que dedicaram suas carreiras à criação de uma aeronave incrível, também podemos olhar para frente com entusiasmo. Porque a aeronave que eles ajudaram a desenvolver continua crescendo cada vez mais. Esse é o seu legado. O Eurofighter Typhoon estabeleceu-se como a espinha dorsal da defesa europeia e um trunfo fundamental para as nossas forças aéreas. Ao mesmo tempo, o programa Eurofighter desempenhou um papel fundamental na promoção da indústria de caças no Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha e continuará a fazê-lo durante muitos anos. A visão do produto é manter o Typhoon operacionalmente eficaz por mais 30 a 40 anos.”
Multidões se reuniram nas instalações da DASA em Manching para testemunhar a história da aviação sendo feita enquanto o DA1 decolava. A aeronave, com número de série 98+29, voou em um envelope restrito com limites de velocidade e ângulo de curva.
“Eu queria acertar o pouso porque sabia que todas as câmeras estavam por perto. Foi um bom dia, cada primeiro voo é emocionante”, lembrou Peter mais tarde. “Eu queria acertar o pouso porque sabia que todas as câmeras estavam por perto. Meu principal objetivo era um touchdown suave. Eu disse a mim mesmo: ‘Não faça papel de bobo’, mas a aeronave tornou tudo muito fácil.”
A aeronave permaneceu em serviço, auxiliando no programa de desenvolvimento inicial até 2005, 11 anos após seu primeiro voo. Agora está em exibição no Flugwerft Schleißheim em Munique.
Que lega!! É lindo o Eurofighter Typhoon
Muitas celular voarão mais 30 a 40 anos.
A Aeronave 98+29 ficou em serviço 11 anos , me fez pensar no FAB4100 Gripen “laboratório”, ainda vai voar muito… uns 30 anos kkk ou mais se pegarmos como base o 1º F-5E o FAB4857 53 anos do 1º Voo.. kk. e deve dar baixa este ano o seu irmão FAB4856 já esta no PAMA-SP