Friedrichshafen, 19 de março de 2024 – A Airbus recebeu um contrato para projetar e construir a espaçonave Grace-C do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA JPL (Pasadena, Califórnia). Esta nova missão da NASA e da Agência Espacial Alemã no Centro Aeroespacial Alemão (DLR) fortalecerá a parceria mais de 20 anos entre os EUA e a Alemanha para garantir uma medição ininterrupta do campo de gravidade da Terra, que começou em 2002 com GRACE e continua com o Grace Follow-On, lançada em 2018.
Durante sua vida nominal de cinco anos, a Missão Grace-C (recuperação de gravidade e continuidade de experimentos climáticos) continuará a série de medições que observam como as águas subterrâneas, oceanos, lenços de gelo da Terra, lençóis de gelo e terra mês a mês, medindo mudanças no campo de gravidade do planeta. Alain Fauré, chefe de sistemas espaciais da Airbus, disse: “É incrível pensar que, sem olhar para a Terra, dois satélites a mais de 200 km um do outro, podem nos dizer a rapidez com que nossas placas de gelo estão derretendo.
No monitoramento ambiental, a continuidade é fundamental. Os dados valiosos fornecidos pelas missões GRACE anteriores são a prova de seu sucesso e é uma ótima notícia de que a Airbus continua a fazer parte dessa missão internacional, fornecendo as ferramentas para medir como nosso clima está evoluindo. ”O GRACE-C consiste em dois satélites idênticos voando cerca de 200 km separados a uma altitude de órbita de 500 km com uma inclinação de 89 graus. Cada satélite medirá aproximadamente 3x2x1 metros e pesará cerca de 600 kg. O lançamento está planejado não antes do final de 2028 dos EUA.
Como seus antecessores, a missão GRACE-C foi projetada para medir com precisão pequenas alterações de distância entre os satélites devido a variações de gravidade, com uma precisão sem precedentes até um Micron. À medida que o par de satélites circula a terra, áreas de gravidade ligeiramente mais forte (maior concentração de massa) afetarão as posições da espaçonave e, portanto, a distância entre eles. O sistema de variação de microondas extremamente preciso detectará essas alterações e permitirá o mapeamento do campo de gravidade da Terra com precisão incomparável.
Ao longo dos meses e anos, a comparação desses mapas de gravidade, ou a evolução das concentrações de massa, permitirá que os cientistas avaliem o balanço global da água, incluindo a água subterrânea e camadas de gelo e a influência das mudanças climáticas. Também fornecerá informações sobre correntes profundas e superficiais em oceanos e da altura do oceano. Grace-C é uma reconstrução dos dois satélites GRACE Follow-On com aviônicos atualizados com base na tecnologia de ponta e no interferômetro conjunto de laser americano-alemão (LRI), já voado, como uma carga útil experimental, agora sendo o principal instrumento de variação. A missão é baseada em uma NASA.