WASHINGTON – O Huntington Ingalls Industries (HII) revelou o mais recente modelo de sua série Remus de veículos submarinos não tripulados, o Remus 130, destinado a missões como coleta de dados, exploração offshore de petróleo e gás, busca e salvamento e operações de contramedidas em minas.
“O Remus 130 é construído sobre a mesma plataforma tecnológica comprovada do Remus 300 e oferece aos clientes um veículo altamente capaz com custos e riscos reduzidos”, disse Duane Fotheringham, presidente do grupo de negócios de Sistemas Não Tripulados da Mission Technologies. “Estamos entusiasmados em apresentar esta última geração do Remus 100 que ajudará a promover a uniformização em toda a frota e fornecerá aos nossos clientes mais flexibilidade para atender às suas necessidades de missão.”
Os 130 e 300 são classificados como UUVs pequenos, o que significa que têm dezoito centímetros de diâmetro e entre 1,8 a 3,6 metros de comprimento. O Remus 300 também é o sistema comercial que a HII está usando para desenvolver e fabricar o novo Lionfish UUV da Marinha dos EUA .
A linha de produtos Remus UUV foi inicialmente desenvolvida pela Hydroid, com sede em Pocasset, Massachusetts, e adquirida pela HII em março de 2020. O UUV inicial foi vendido para a Marinha Real do Reino Unido em 2001.
Em entrevista por telefone ao Breaking Defense de Londres, onde a HII estava estreando o novo Remus 130 na Oceanology International, Fotheringham disse que o Remus 100 original foi construído “totalmente integrado”, o que significa que faltava as características de design modular que a Marinha dos EUA e outros clientes comerciais procuram em sistemas não tripulados.
“Conseguimos modularizar o veículo e nos levar para uma arquitetura aberta”, disse ele. “Nesse ínterim, também criamos o Remus 300 em resposta ao programa de UUV pequeno de próxima geração da Marinha.”
No 300, “a propulsão é separada da navegação, a bateria é separada da eletrônica principal”, acrescentou.
Além de revelar o 130, a HII também anunciou esta semana que recebeu um pedido de um cliente não identificado para o Remus 620 , que a empresa estreou em novembro de 2022. Esse cliente é o segundo pedido atrás da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, que comprou dois 620 em agosto de 2023.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense