Por Michael Marrow
Washington – A Força Aérea dos EUA (USAF) reduzindo pela metade a aquisição planejada do novo helicóptero MH-139A Grey Wolf , de acordo com os documentos orçamentários da USAF para o ano fiscal de 2025.
Os livros orçamentários para o atual ano fiscal projetam que o serviço compraria um total de 74 MH-139A, fabricados pela Boeing em parceria com a empresa de defesa italiana Leonardo. Agora, os documentos orçamentários do ano fiscal de 25 divulgados pelo serviço na noite de segunda-feira, dizem que o programa de registro do MH-139A caiu para apenas 36 helicópteros.
Substituindo o antigo UH-1N Huey, o MH-139A tem como missão principal patrulhar silos nucleares americanos, mas também é usado para transportar funcionários pela região da capital nacional, bem como para outras funções, como busca e resgate de civis. De acordo com o chefe de aquisições da Força Aérea, Andrew Hunter, são as aeronaves para funções secundárias que agora serão em grande parte cortadas.
“Trata-se apenas do orçamento geral da Força Aérea e do que podemos e do que não podemos pagar”, disse Hunter aos repórteres após uma audiência no Congresso. “O que estamos fazendo é enviar o MH-139A para todas as forças nucleares, ou seja, o Comando de Ataque Global. Estamos colocando em campo os sistemas necessários para essas forças. Prevíamos também a substituição de aeronaves em outros locais não associados ao Global Strike, e aqueles que não poderemos substituir.”
Um porta-voz da Boeing encaminhou um pedido de comentários à Força Aérea. A Força Aérea comprou 20 helicópteros até o EF24, e os documentos orçamentários mostram que a Força compraria oito no EF25, mas depois diminuiria para duas aquisições por ano até o EF29. A aquisição truncada reduz a compra total esperada do serviço de quase US$ 2,6 bilhões para US$ 1,4 bilhão, de acordo com os documentos orçamentários do EF24 e EF25.
O general Anthony Cotton, chefe do Comando Estratégico dos EUA, testemunhou ao Comitê de Serviços Armados do Senado no final do mês passado sobre o valor do Grey Wolf no esforço de modernização nuclear da Força Aérea.
Após a publicação deste artigo, um porta-voz do senador Jon Tester, um democrata de Montana que preside o subcomitê de defesa de dotações do Senado, disse que o corte na compra do Grey WolfLobo Cinzento não terá nenhum efeito sobre Montana ou a importante missão da Base Aérea de Malmstrom, localizada no estado de Tester. Malmstrom abriga um campo de mísseis nucleares.
“Como presidente do Subcomitê de Dotações de Defesa, o senador Tester está empenhado em trabalhar com seus colegas para fornecer aos nossos militares os recursos de que precisam para manter a América segura”, disse o porta-voz.
Depois de adiar a aquisição para obter as certificações exigidas pela FAA, a USAF reiniciou a aquisição do helicóptero no EF23. Hunter aprovou formalmente o início da produção do Grey Wolf no ano passado.
Em agosto de 2023, oficiais da USAF disseram que garantiram um caminho a seguir para os pacotes de dados técnicos do helicóptero, abrindo caminho para mais manutenção orientada para o serviço e competição entre os empreiteiros pela sustentação.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense