O avião de transporte médio Airbus C295 atingiu 300 unidades encomendadas, tendo em conta as suas diferentes versões de transporte e missão, na sequência da aquisição pela República do Cazaquistão de uma terceira aeronave para o Serviço de Aviação do Comité de Segurança Nacional.
Este número sublinha o sucesso da indústria aeroespacial espanhola e europeia, já que o C295 é líder indiscutível no seu segmento, com uma quota de mercado superior a 80%. O C295 conta atualmente com 41 operadores de 37 países na Europa, Américas, África e Ásia, 19 dos quais fizeram pedidos repetidos.
Após o sucesso do C212 e do CN235, a Construcciones Aeronáuticas (CASA), empresa antecessora da Airbus em Espanha, decidiu lançar em 1996 o C295, uma aeronave ligeiramente maior com 50% mais capacidades que o CN235.
O primeiro voo ocorreu em 1997, tendo a Força Aérea e Espacial Espanhola como primeiro cliente. Hoje, a Índia é o seu maior cliente com 56 aeronaves, a primeira das quais foi entregue em setembro de 2023.
Projetado em Getafe, perto de Madrid, na Espanha, e montado em Sevilha, no sul da Espanha, sua versatilidade, baixo custo e alta confiabilidade fizeram dele um sucesso global.
FONTE: Airbus Defence