O último dos três aviões EMB-145 AEW&C encomendados pela Índia esta em fase de testes na Embraer Defesa e Segurança (EDS). Logo que a plataforma aérea completar o corrente programa de ensaios, ela será entregue para o Centro de Sistemas Embarcados (CABS) da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento para Defesa (Defence Research and Development Organisation-DRDO) da Índia, a qual irá integrar entre outros sistemas de missão, um moderno radar de vigilância aérea de tecnologia AESA (Active Electronically Scanned Array-Varredura Eletrônica de Matriz Ativa) desenvolvido no próprio país. Esse equipamento é similar aos Erieye PS-890 instalados nos E-99 da Força Aérea Brasileira (FAB).
A EDS informou que os dois primeiros EMB-145 AEW&C entregues para a DRDO já receberam os sistemas de missão, tarefa que contou com o apoio técnico da empresa brasileira. Esse é um programa conjunto, sendo que pessoal técnico da EDS está atuando na Índia e os correspondentes indianos estão trabalhando no Brasil.
Uma característica particular dos EMB-145 AEW&C indianos com relação àqueles que estão atualmente em operação nas FAB, Força Aérea Mexicana (FAM) e Força Aérea da Grécia (HAF), fica por conta da instalação de um “probe” pertencente ao sistema de recepção de combustível ar-ar do tipo “hose-and-drogue”. Segundo a EDS, é a primeira vez que uma plataforma ISR baseada no ERJ- 145 é dotada com esse sistema.
A entrada em serviço regular dos três EMB-145AEW&C na Força Aérea da Índia (IAF) será efetivada mediante a validação das soluções tecnológicas desenvolvidas para o programa, notadamente a suíte eletrônica integrada nas aeronaves incluindo o radar de vigilância.
FONTE: Tecnologia & Defesa