Rio de Janeiro (RJ) – Quatrocentos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) 2024 da Escola de Sargentos de Logística (Es S Log) receberam o Sabre Max Wolff Filho no dia 1º de março de 2024. A solenidade militar foi acompanhada pelo Adjunto de Comando do Comando do Exército Brasileiro, Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston.
Durante a cerimônia, o Adjunto de Comando do Comando do Exército Brasileiro enfatizou a honra que é portar a réplica do Sabre que simboliza o espírito imortal do Sargento Max Wolff Filho, herói da 2ª Guerra Mundial, que comandou diversas patrulhas na campanha da Itália com coragem, iniciativa, abnegação e destacada liderança.
O Subtenente Siston também parabenizou os alunos pela escolha da carreira e destacou que o sabre recebido nesta etapa da formação “fortalece os princípios da honra militar, do caráter íntegro e da conduta ética, aspectos fundamentais na carreira militar, que devem ser incorporados, fortalecidos e cultuados, pois, ao longo da carreira, são eles que nos guiam para a única direção que devemos seguir: o estrito cumprimento do dever”.
A TURMA 130 Anos da Criação da Escola de Sargentos é composta por 270 alunos do seguimento masculino e 130 alunos do seguimento feminino de todas as regiões do país e que estão divididos diferentes cursos da seguinte forma: 36 de Material Bélico – Manutenção de Armamento; 99 de Material Bélico – Manutenção de Viatura Automóvel; 21 de Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada; 16 de Material Bélico – Mecânicos Operadores; 46 de Manutenção de Comunicações; 74 de Intendência; 15 de Topografia; 38 de Música e 55 de Saúde.
O Adjunto de Comando
O cargo de Adjunto de Comando foi oficialmente criado, em caráter experimental, em 22 de maio de 2015, por meio da Portaria do Estado-Maior do Exército Nº 103, com os objetivos de valorizar a carreira do graduado, atrair, motivar e manter recursos humanos adequados às necessidades da Força Terrestre e, principalmente, contribuir para o fortalecimento da Dimensão Humana do Exército. Este novo cargo foi destinado a ser ocupado por praças com destacada liderança, com reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal.
A Portaria nº 142 do Estado-Maior do Exército, de 10 de maio de 2016 aprovou a Diretriz de Implantação do cargo de Adjunto de Comando em todas as Organizações Militares do Exército.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
Fotos: Es S Log