Na última segunda-feira, 26/02, o Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, acompanhado do Diretor- Presidente da EMGEPRON, Vice- Almirante Edesio Teixeira e demais representantes da empresa, visitou a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.
A visita ao estaleiro, responsável pelo desenvolvimento do projeto de construção das “Fragatas Classe Tamandaré”, foi estratégica para acompanhar o andamento das operações e a evolução da montagem das duas primeiras Fragatas.
A primeira das quatro embarcações previstas no Programa a ser entregue é a Fragata Tamandaré (F-200). Até o momento foram concluídos os serviços de solda do casco, o posicionamento das linhas de eixo e do sistema de propulsão. O navio tem a previsão de lançamento ao mar em agosto deste ano.
A comitiva também visitou a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) de Itajaí, além dos escritórios de Apoio Administrativo e de Fiscalização da EMGEPRON, onde foram apresentados informações relevantes sobre andamento do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) e as atividades desenvolvidas pelo estaleiro
Não podemos perder o “bonde do progresso”, precisamos pensar em uma segunda leva dessas fragatas tão esperadas pela nossa Marinha, bem como em um “upgrade” com novas fragatas com o dobro da tonelagem (mais completas).
Não podenos nos dar ao luxo de pela inércia, perdermos a tacnologia que estamos absorvendo, quer no Prosub, como no Prosuper, se quisermos ter independencia tecnológica e deixar de comprar navios e equipamentos de 2ª mão (quase sempre, caros e ultrapassados).
Boa tarde Padilha vc pode nos dizer se as quatro Tamandaré iniciais estão garantidas?
2 o PFCT entrou no PAC defesa mas fora isso segundo Alte Cunha teremos ao menos mais dois navios?
Obrigado
O lançamento ao mar não será mais em 28/06/24 ?
Pois é. A regra é sempre atraso com aumento de valor.
E ler que a visita é “estratégica”, dá calo nos olhos.
Vai, mas é aquele mesmo esquema que foi com o Riachuelo. Vai ter toda a cerimônia, aí depois ele será docado novamente para começar a receber os equipamentos e armamentos.