O 1º Esquadrão de Helicópteros Antis-submarino (HS-1) realizou no dia 22 de janeiro, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A140), um exercício de Guerra Antissubmarino, durante a comissão “ASPIRANTEX 2024”, empregando uma aeronave SH-16 Seahawk, que contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira.
Na ocasião, a aeronave realizou busca simulada de uma ameaça submarina em setor determinado na cobertura do Grupo Tarefa, tendo o NAM Atlântico como responsável pelo Controle de Helicópteros na Cobertura (CHC).
No exercício, uma segunda aeronave simulada, também sob o controle do A140, obteve contato submarino, dando início a um exercício de ataque vetorado (VECTAC) ao submarino fictício, com lançamento simulado de um torpedo MK-46.
O referido exercício contribuiu não só para o adestramento dos pilotos e operadores de sensores da aeronave SH-16, mas também para os Controladores Aerotáticos (CAT) do NAM Atlântico, preparando-os, de forma geral, para o ambiente de uma Guerra Antissubmarino.