A Saab recebeu um pedido do governo do Canadá para o sistema de defesa aérea de curto alcance RBS 70 NG em um contrato de aproximadamente 227 milhões de CAD (Sek 1,8 bilhão), com entregas a partir de 2024.
O pedido inclui todo o equipamento necessário para operar o RBS 70 NG, incluindo unidades de tiro, mísseis, veículos de transporte, treinamento e apoio. Após um processo de compra competitiva, a oferta da Saab foi escolhida para atender ao requisito operacional urgente para o Programa de Sistema de Defesa Aérea do Soldado do Canadá.
Através deste programa, a SAAB fornecerá apoio a longo prazo para as forças armadas canadenses, com um foco específico em sua presença avançada na Letônia. Como parte de sua oferta, a Saab se comprometeu a criar conteúdo canadense por meio de seu escritório local e parceiros e fornecedores do Canadá.
“Temos o prazer de fornecer nossa solução de defesa aérea comprovada e eficiente RBS 70 NG, que é uma capacidade crítica para as nações no ambiente atual”, diz o presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.
O RBS 70 NG é um sistema de defesa aérea de curto alcance fabricado pela SAAB, caracterizado por sua orientação a laser e tecnologia de rastreamento automático. A Saab possui clientes RBS 70 NG em todo o mundo, incluindo o Brasil, a República Tcheca e a Letônia.