Amsterdã, 15 de fevereiro de 2024 – A Airbus SE (símbolo da bolsa de valores: AIR) divulgou resultados financeiros consolidados para o ano inteiro (ano fiscal) de 2023 e forneceu orientações para 2024.
“Em 2023 registamos uma forte entrada de encomendas em todos os nossos negócios e cumprimos os nossos compromissos. Esta foi uma conquista significativa dada a complexidade do ambiente operacional. Continuaremos a investir no nosso sistema industrial global, ao mesmo tempo que avançamos na nossa jornada de transformação e descarbonização. As nossas propostas de dividendos são um reflexo dos fortes resultados financeiros de 2023, das nossas perspectivas de crescimento em 2024 e da solidez do balanço”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus.
Os pedidos brutos de aeronaves comerciais totalizaram 2.319 (2022: 1.078 aeronaves) com pedidos líquidos de 2.094 aeronaves após cancelamentos (2022: 820 aeronaves). A carteira de pedidos totalizava 8.598 aeronaves comerciais no final de 2023.
A Airbus Helicopters registrou 393 pedidos líquidos (2022: 362 unidades), que foram bem distribuídos entre os programas e correspondem a uma relação book-to-bill acima de 1, tanto em unidades quanto em valor.
A entrada de encomendas da Airbus Defence and Space em valor aumentou 15% para €15,7 bilhões (2022: €13,7 bilhões), correspondendo a um book-to-bill de cerca de 1,4 por valor. Os pedidos do quarto trimestre incluíram 16 aeronaves C295 para a Espanha.
A entrada de encomendas consolidadas por valor aumentou para €186,5 bilhões (2022: €82,5 bilhões) com a carteira de encomendas consolidada avaliada em €554 bilhões no final de 2023 (final do ano de 2022: €449 bilhões). O aumento no valor da carteira consolidada reflete principalmente o book-to-bill de toda a empresa bem acima de 1, parcialmente compensado pelo enfraquecimento do dólar americano.
As receitas consolidadas aumentaram 11% em termos anuais para €65,4 bilhões de euros (2022: €58,8 bilhões). Um total de 735 aeronaves comerciais foram entregues (2022: 661 (1) aeronaves), incluindo 68 A220s, 571 Família A320, 32 A330s e 64 A350. As receitas geradas pelas atividades de aeronaves comerciais da Airbus aumentaram 15%, refletindo principalmente o maior número de entregas.
As entregas da Airbus Helicopters permaneceram estáveis em 346 unidades (2022: 344 unidades), com as receitas aumentando 4%, refletindo o desempenho geral de programas e serviços.
As receitas da Airbus Defence and Space aumentaram 2%, impulsionadas principalmente pelos Sistemas Aéreos Militares e pela Inteligência Conectada, compensadas por algumas estimativas atualizadas na conclusão de determinados programas espaciais. Um total de 8 aviões de transporte militar A400M foram entregues (2022: 10 aeronaves).
EBIT Consolidado Ajustado, uma alternativa medida de desempenho e indicador, chave que captura a margem comercial subjacente, excluindo encargos materiais ou lucros causados por movimentos em provisões relacionadas com programas, reestruturação ou impactos cambiais, bem como ganhos/perdas de capital resultantes da alienação e aquisição de empresas – foi de €5.838 milhões de euros ( 2022: €5.627 milhões).
O EBIT ajustado relacionado com as atividades de aeronaves comerciais da Airbus aumentou para €4.818 milhões (2022: €4.600 milhões), refletindo o aumento das entregas e uma taxa de cobertura mais favorável, parcialmente compensada por investimentos para preparar o futuro. O exercício de 2022 incluiu os impactos positivos não recorrentes das obrigações de reforma e tópicos relacionados com o compliance, parcialmente compensados pelo impacto resultante das sanções internacionais contra a Rússia, enquanto no primeiro semestre de 2023 foram libertadas provisões no valor de 0,1 mil milhões de euros provenientes de tópicos relacionados com o compliance.
O ramp-up do A220 continua rumo a uma taxa de produção mensal de 14 aeronaves em 2026, com foco na maturidade industrial e no desempenho financeiro do programa. No programa da Família A320, a produção está progredindo bem em direção à taxa anunciada anteriormente de 75 aeronaves por mês em 2026. Em 2023, foi iniciada a construção da segunda capacidade de montagem final do A320 em Tianjin (China) e Mobile (EUA) e a nova família A320, a linha de montagem final em Toulouse entregou sua primeira aeronave em dezembro. O primeiro cliente A321XLR entrou na linha de montagem final em dezembro, com a entrada em serviço do tipo de aeronave prevista para ocorrer no terceiro trimestre de 2024.
Nas aeronaves widebody, a Companhia segue rumo a uma tarifa mensal de 4 aeronaves A330 em 2024 e de 10 em 2026 para o A350.
O EBIT ajustado da Airbus Helicopters aumentou para €735 milhões (2022: €639 milhões), refletindo o forte desempenho em programas e serviços. O ano fiscal de 2022 também incluiu elementos não recorrentes positivos líquidos.
O EBIT ajustado na Airbus Defence and Space diminuiu para €229 milhões de (2022: €384 milhões). A diminuição reflete encargos de €0,6 bilhões resultantes da atualização das estimativas de conclusão de determinados programas espaciais, parcialmente mitigados pelo desempenho do resto do negócio. O ano fiscal de 2022 incluiu alguns elementos não recorrentes, nomeadamente a perda de dois satélites Pleiades Neo.
No programa A400M, as atividades de desenvolvimento continuam no sentido de alcançar o roteiro de capacidade revisado. As atividades de retrofit estão progredindo em estreita sintonia com o cliente. Em 2023, foi realizada uma atualização adicional da estimativa do contrato na conclusão e registado um encargo líquido de €41 milhões. Subsistem riscos na qualificação das capacidades técnicas e nos custos associados, na fiabilidade operacional das aeronaves, nas reduções de custos e na garantia do volume global, de acordo com a base de referência revista.
As despesas consolidadas de I&D autofinanciadas totalizaram €3.257 milhões (2022: €3.079 milhões de euros).
EBIT consolidado (relatado) ascendeu a €4.603 milhões (2022: €5.325 milhões), incluindo ajustamentos líquidos de – €1.235 milhões.
Esses Ajustes compreenderam:
– €1.030 milhões relacionados com o descasamento do fundo em dólares e reavaliação do balanço, dos quais -€224 milhões ocorreram no quarto trimestre. Isto reflete principalmente o impacto decorrente da diferença entre a data da transação e a data de entrega;
– €89 milhões de euros relacionados com a transformação de Aeroestruturas, dos quais – €32 milhões foram no quarto trimestre;
– €41 milhões relacionados com o programa A400M, dos quais – €41 milhões foram no quarto trimestre;
– €75 milhões de outros custos, incluindo conformidade, dos quais – €19 milhões ocorreram no quarto trimestre.
O resultado financeiro foi de 166 milhões de euros (2022: -250 milhões de euros). Reflete principalmente um impacto positivo da reavaliação de certos investimentos de capital. O lucro líquido consolidado (2) foi de 3.789 milhões de euros (2022: 4.247 milhões de euros) com lucros por ação reportados consolidados de 4,80 euros (2022: 5,40 euros).
O fluxo de caixa livre consolidado antes de fusões e aquisições e financiamento a clientes foi de €4.386 milhões (2022: €4.680 milhões), refletindo principalmente o nível de entregas de aeronaves comerciais, bem como o forte desempenho em todos os negócios. O fluxo de caixa livre consolidado de €3.885 milhões (2022: €4.324 milhões) incluiu -€65 milhões para atividades de fusões e aquisições e -€436 milhões de financiamento de clientes, principalmente relacionados com a execução planejada de certas obrigações contratuais. A posição bruta de caixa situou-se em €25,3 bilhões no final de 2023 (final do ano de 2022: €23,6 bilhões), com uma posição de caixa líquida consolidada de €10,7 bilhões (final do ano de 2022: €9,4 bilhões).
O Conselho de Administração irá propor o pagamento de um dividendo de 2023 de € 1,80 por ação (2022: € 1,80 por ação) e um dividendo especial de € 1,00 por ação na Assembleia Geral Anual de 2024 que terá lugar em 10 de abril de 2024. O pagamento proposto a data é 18 de abril de 2024.
Panorama
Como base para a sua orientação para 2024, a Empresa não assume quaisquer perturbações adicionais na economia mundial, no tráfego aéreo, na cadeia de abastecimento, nas operações internas da Empresa e na sua capacidade de fornecer produtos e serviços.
O guidance da Companhia para 2024 é anterior a fusões e aquisições.
Com base nisso, a Companhia tem como meta alcançar em 2024:
– Cerca de 800 entregas de aeronaves comerciais;
– EBIT Ajustado entre € 6,5 bilhões e € 7,0 bilhões;
– Fluxo de Caixa Livre antes do Financiamento ao Cliente (3) de cerca de €4 bilhões.
FONTE: Airbus