Por Geralda Doca e Manoel Ventura
Diante da investigação da Polícia Federal sobre militares suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe no país, o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, defende uma “investigação completa” e garante que, caso seja comprovada a participação de integrantes de sua tropa, haverá punição. “Qualquer coisa que fira nossos diplomas disciplinares será punida”, disse o oficial ao GLOBO, em entrevista na qual demonstra alinhamento ao presidente Lula.
Como o senhor avalia as investigações da PF sobre uma suposta trama golpista no governo Bolsonaro?
O Comando da Aeronáutica coaduna com a necessidade de uma investigação completa, garantindo a ampla defesa e o contraditório a todos os envolvidos, seguindo o necessário rito processual previsto no ordenamento jurídico vigente. Qualquer coisa que fira nossos diplomas disciplinares será punida. Para a Força Aérea, as notícias (sobre as investigações) vieram a confirmar o papel institucional e constitucional de nossa organização.
O senhor tomou conhecimento de reunião, no governo anterior, para discutir atos antidemocráticos?
Não tivemos informação nenhuma a respeito disso. Não sabia do que acontecia dentro do Palácio. A Força Aérea foi profissional, focada na sua missão. Nessa mesa aqui (do Alto Comando) não se falava de política. A nossa posição foi de isenção em relação ao governo Bolsonaro. Tivemos uma visão de Estado e devemos isso às posições de nossos ex-comandantes. Mas não dá para fugir da relação com o governo.
Houve participação de militares da FAB da ativa nos ataques de 8 de janeiro?
Não que eu tenha conhecimento. Se corre alguma coisa na Justiça, ainda não fomos informados.
Como está a relação da Força com o presidente Lula?
A minha relação com o presidente sempre foi muito urbana. Ele tem uma grande preocupação com o reaparelhamento das Forças Armadas e, por exemplo, uma vontade muito grande de que a gente desenvolva uma turbina (de aeronaves). Poucos países do mundo fazem isso. Lula é apaixonado por essa agenda de Defesa.
Ainda há desconfiança de ambos os lados?
Aqui nessa mesa (do Estado Maior da Aeronáutica) somos dez brigadeiros quatro estrelas. Internamente, estamos muito focados em defesa aérea e preparação para guerra. Não temos desconfiança de nada. Há uma grande confiança entre os dez do Alto Comando. Temos que trabalhar em apoio ao governo. Não tive nenhum movimento dentro da Força em que tivesse que tomar medida disciplinar por conta do momento político. Não podemos nos envolver diretamente com a política, mas temos que apoiar a política do momento. Não podemos deixar de ser felizes por quatro anos, esperando que o candidato A ou B se reeleja ou se eleja. A nossa atividade independe de governo. Somos força de Estado.
O senhor defende a passagem para a reserva de militares que se candidatarem?
Ao optar em se candidatar, o militar deve ir para a reserva. O normal é não se eleger. E o fato de eles voltarem para a Força fazendo proselitismo político é muito ruim. A Força tem que ser prioridade de cada um. Se eu faço uma opção de ir para a política, isso aqui deixou de ser prioridade. Fez opção, peça as contas e vá para a reserva. Numa democracia, a harmonia entre o senso político e senso de dever profissional é essencial. Você vota em quem quiser. Mas quando coloca a farda, tem que estar focado na missão.
E assumir função no Executivo?
Aí, vejo com outros olhos. Temos quadros fantásticos, com formação dentro e fora do Brasil, pagos com recursos da União. Esses podem sim ser bons quadros no Executivo e, dentro de um prazo, colaborar com o governo, mas sem cargo eletivo. Neste caso, sou terminantemente contra a passagem para a reserva.
Há poucas mulheres hoje em postos de comando da Força. Isso não precisa ser enfrentado?
Como as mulheres entraram depois, agora é que elas estão chegando a postos de comando. Eu defendo o concurso aberto, não delimitar vagas para mulheres. Se entrar mais mulheres do que homens, não há problema. Vamos abrir agora um concurso para infantaria (pessoal da linha de frente de combate), que só tem homens, e as mulheres vão poder participar. Serão 20 vagas. E depende muto da aptidão física. Por exemplo, são 20 barras para homens, 20 barras para mulheres.
Como está o processo de compra do novo avião presidencial?
O nosso avião que atende ao presidente está com 18 anos. Daqui a pouco, a gente começa um processo de aquisição de outro avião. O mercado sempre oferece oportunidades de aviões usados. A autonomia do atual avião é boa, mas não é excelente para um país da nossa posição em relação à Europa e à Ásia. Isso é importante para qualquer presidente. Mas ainda estamos analisando cenários.
Há planos para uma ação mais permanente na Terra Indígena Yanomami?
Tivemos uma grande parcela das horas de voo transportando cestas básicas em 2023. É necessário um planejamento interagências e interministerial e buscar fazer novas bases dentro ou próximo à área Yanomami. Devemos ter um planejamento de médio prazo para que as operações não sejam apenas operações pontuais. Isso vai nos ajudar muito na missão de presença do Estado lá. Quando se faz uma operação dessas baseadas no Orçamento de ano, fica limitado. A meta é zerar o garimpo ilegal. Esse é o caminho que se busca.
A FAB negocia a compra de novos caças suecos Gripen, além do lote de 36 já acordado?
Os 36 caças são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção. Estamos trabalhando nisso e acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 (cargueiro da Embraer desenvolvido com a FAB). Parte pode ser um segundo lote de Gripen e parte uma outra aeronave.
A compra do KC-390 seria uma contrapartida para aumentar o número de caças?
Eu diria que é mais a necessidade de ter um produto desse. Vários países já adquiriram o avião, principalmente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o que coloca nosso avião em uma vitrine importante.
Como estão as negociações para ampliar a base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão?
Não houve entendimento com os representantes da comunidade quilombola que moram próximo à área na última reunião. Mas precisamos continuar negociando. Já estamos analisando a criação de outros centros menores de lançamento de foguetes para levar equipamentos e fazer lançamentos. Espero que até o meio do ano nós tenhamos concluído um estudo para apresentar o local. Não podemos abandonar o nosso programa espacial brasileiro. Temos um trabalho de anos que carece de investimentos.
Além do Distrito Federal, haverá outros hospitais de campanha no país por conta dos casos de dengue?
Estou preparando meu pessoal no Rio de Janeiro para que possamos operar lá. Ainda não houve demanda, mas estamos prontos para ajudar.
FONTE: O Globo
Esta entrevista POLÍTICA em que o Comandante da Aeronáutica deu um CAVALO DE PAU de 180º em TUDO que a FAB disse e fez nos últimos 20 anos DÁ A DIMENSÃO EXATA do grande BURACO que a FAB se encontra no Governo Atual.
Além da sua prestimosa participação no governo Messias Bolsonaro, tentando ativamente colaborar com a VENDA da EMBRAER para a Boeing sem dar UM PIO, sabotar o Programa KC-390, cancelar vários projetos com a EMBRAER (Stout e drone a jato) e de TER partícipes na tentativa de golpe contra o governo atual (em todas as três forças)…
QUERO LEMBRAR o histórico particular da FAB com os presidentes LULA E DILMA…
Neste caso não pode deixar de ser citada a atuação política e nefasta (para a própria FAB) do seu ex-comandante SAITO.
A FAB liderada pelo Brigadeiro SAITO se revoltou na fronteira da insubordinação contra a decisão política do Presidente Lula pelo Rafale.
Embora isso seja águas passadas só deixo UMA REALIDADE que é verificável pelos numerosos Rafales que voam pelo mundo em países que solicitaram DEZENAS de aeronaves (já ENTREGUES) muito após o Brasil ter sinalizado sua escolha em 2009 que foi BLOQUEADA pela ação dos militares da FAB. O Brasil PODERIA ter sido o primeiro cliente do Rafale e se o país tivesse tido recursos orçamentários NO MÍNIMO já estaríamos recebendo aeronaves no segundo lote…
Mas como se dioz no FUTEBOL, SE não joga…
É de se comentar também que à época o Brigadeiro SAITO em realidade ULTRAPASSOU a fronteira da INSUBORDINAÇÃO e foi o Presidente Lula que politicamente (medrosamente) FINGIU QUE NÃO VIU e rolou o problema dos caças da FAB para sua SUCESSORA.
DA MESMA FORMA que recebeu o “Problema FX-1 do FHC…
Ao prosseguir no governo Dilma, o Brigadeiro Saito continuou pressionando contra o Rafale e AQUI ele cometeu o seu MAIOR CRIME como líder militar da FAB.
Por questões pessoais e políticas ele decidiu não modernizar os Mirage 2000 que serviam a FAB em Anápolis (caças que modernizados servem até hoje na Índia e em outros países) e lhe deu baixa operacional em DEZEMBRO de 2013!!!
Antes mesmo da decisão do FX-2, como não canso de LEMBRAR era somente destinado a REPOR os caças originais Mirage IIIBR no serviço em ANÁPOLIS, e que a FAB SABIA que estava a ANOS de ser entregue para o serviço.
Como a escolha final se deu para o caça ainda em desenvolvimento (GRIPEN) o PROBLEMA GERADO pela baixa AÇODADA dos Mirage 2000 se agravou criticamente obrigando quase uma década de rodízio dos melhores airframes de F-5M em Anápolis que precipitou o desgaste PREMATURO da frota que foi combinado com a NO MÍNIMO questionável decisão de ABORTAR a modernização do mais moderno AMX.
A baixa prematura dos Mirage 2000, e os problemas com os F-5 e AMX foram VARRIDOS para debaixo do TAPETE da sala do Comandante da Aeronáutica desde a saída do Brigadeiro Nipônico até esta entrevista ao O GLOBO do Brigadeiro Kanitz Damasceno…
Por fim QUERO LEMBRAR que antes de deixar a Sala do Comando da Aeronáutica o Brigadeiro Saito ainda como Comandante da Aeronáutica no Primeiro Mandato da Presidente Dilma teve a DESFAÇATEZ POLÍTICA de se reunir com o CANDIDATO JOSÉ SERRA que disputou e PERDEU a eleição para o segundo mandato DELA..
Independente da sua opção política pessoal com este HISTÓRICO FABIANO das últimas duas décadas FICA MUITO FÁCIl de compreender o IMENSO BURACO POLÍTICO de insatisfação e de má vontade do Governo Civil atual com os PROBLEMAS autogerados pela a FAB e quanto esta NO KANITZ o Brigadeiro Damasceno…
A falta de iniciativa do governo atual por uma nova solução dos problemas GERADOS nos programas KC-390 e Gripen no mandato ANTERIOR me dá a impressão que esta HERANÇA DE RESSENTIMENTO EXISTE.
E concordo que as falas do Presidente Lula sobre o GENOCÍDIO ISRAELENSE que é claro e existe, podem gerer um grande PREJUÍZO ao programa GRIPEN enquanto o governo Netanyahu governar ISRAEL.
Mas o fato do Presidente Lula tê-las falado sem que a possível reação do governo Israelense o tenha impedido de politicamente fazê-lo MOSTRA que o problema potencial da FAB com Israel tem pouco (ou nenhum) PESO para o Presidente atual pelo HISTORICO dos governos Petista com a FAB neste embate POLÍTICO desde os anos 2000…
O viés é de claras dificuldades para a FAB no relacionamento com os dirigentes políticos atuais do Brasil…
E para os Brigadeiros da FAB fica apenas a sabedoria POPULAR…
AQUI SE PLANTA E AQUI SE COLHE… AQUI SE FAZ E AQUI SE PAGA…
Que tristeza esses comandos. Patético.
Francamente, patético o posicionamento desse cidadão… mas considerando o atual rumo das coisas, não me surpreende em nada. Lá na frente, irão se arrepender amargamente, há se irão…..
Comandante Fraco e Submisso. Ficaremos anos e anos com o Pires na mão mendigando verbas ….
A submissão é inerente ao cargo, já a fraqueza é inerente ao caráter do indivíduo.
Importante a informação em relação a um segundo lote de caças além da possibilidade de ampliação do lote atual. Porém a aquisição de outro modelo diferente do Gripen não faz sentido, uma vez que boa parte do preço do Gripen NG foi a transferência tecnológica exigida no contrato e a possibilidade de construir o caça no Brasil. Então comprar outro modelo seria jogar tudo isso fora, além de complicar a logística e inviabilizar desenvolvimentos futuros e modernizações para os nossos cacas.
Servil. Vergonhoso. Fecha a boca e vai administrar a força. Não bastou ser posto na ultima fila no circo do dia 08 ainda fica falando de narrativas toscas. O comando das FA atual é vergonhoso. So pensam em aparecer
Sò provaram que os militares em nosso país não são nada além de burocratas com farda. Entre defender um bando de idosos em frente aos quartéis e defender as “instituições”, não me surpreende em nada terem escolhido a segunda opção.
“Parte pode ser um segundo lote de Gripen e parte uma outra aeronave.” Alguém entendeu?
Existem rumores de que caso as negociações não avancem, um lote de caças F-16 poderiam ser negociados. Os F-5 já estão no osso e a cadência de entregas do Gripen pode fazer a FAB adquirir outro caça para ficar no lugar dos F-5 de Santa Cruz e Canoas. Mas são apenas rumores.
Prezado, a cadência do Gripen se dá pela cpacidade produtiva da SAAB ou pagamento da FAB? Pq, se for pelo último, não faz sentidoa busca de outr vetor.
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No meu ver, a FAB está se dando conta do imbrólio Gripen…
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Sds
É um caça sem escala. Dizem que é barato de operar, mas isso agora. Quero ver daqui a uns 20 anos quando os suecos já estiverem aposentando eles e poucas unidades exportadas. Além de não ganharem mercado, estão perdendo o pouco que tem, vide os tchecos que escolheram sabiamente o F-35 pra usarem por 30 ou 40 anos e que com certeza só vai ficar mais barato de se operar.
Lembro que o que eliminou as chances do F-18 no F-X2 foi justamente a tão sonhada ToT que os militares viravam os olhos em estupor de orgasmo quando falavam sobre. A intenção era poder integrar armamento nacional, o que era dificultado pelo governo americano, já que esses não forneciam os códigos fonte do sistema para fazer a integração. Resultado: a FAB encomenda o Gripen, mata o A-Darter, Piranha e MAR-1 e compra Meteor e Iris-T. Mais valia então ter escolhido o Rafale ou Super Hornet. Esses pelo menos tem escala e são mais capazes.
Tambpém acredito nessa linha.
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No max, ratifico o comentário do Colombelli
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Sds
A cadência REDUZIDA do Gripen se deu ao CRONOGRAMA UNILATERALMENTE IMPOSTO pela FAB no gobelno patriótico anterior.
TU ACREDITA que manter o final do cronograma anterior em 2027 e EMPURRAR 21 aeronaves para entrega em 2026 e 2027 à moda Paulo Guedes de planejamento é alguma coisa SÉRIA ou que INTERRESSE ao vendedor (a SAAB) acho que tu é um sem noção completo;
Procure revisitar o que o Presidente da SAAB falou no seu discurso NO BRASIL quando da entrega das primeiras unidades…
Ele disse CLARAMENTE que o Gripen foi escolhido quando ainda era um projeto em DESENVOLVIMENTO e que o “novo” cronograma DIFICILMENTE SERÁ CUMPRIDO e que teria que ser RENEGOCIADO no mandato seguinte…
E até agora pelo SANGUE RUIM entre os governos do PT e o Comandos da FAB desde os tempos do Brigadeiro NIPODESCENDENTE o governo não se mostra motiva a resolver os problemas gerados pela própria FAB nos últimos VINTE ANOS…
A base de ancantara funcionava desde 1990. E agora precisa de AUTORIZAÇÃO de comunidade quilombola pra funcionar? Esse pessoal está lá desde 1990? Na verdade, quilombos ainda existem?
É broxante demais ler umas coisas assim…
Estavam lá há muito mais tempo antes da invasão do espaço pelos militares. Se informe. Quer dizer que invadir áreas privadas é crime e propriedades de comunidades tradicionais e demarcadas não? Falta coerência nisso, não? Ademais,, parabéns pelo profissionalismo da força e das Forças Armadas em não terem embarcado em um golpe de estado, muito mal articulado por sinal.
Thiago tem um canal que gosta desse tipo de comportamento seu, aliás lá é perfeito para você usar além da narrativa golpista poderá usar também da narrativa ambiental e de quebra já evita poluir este aqui, os frequentadores desde já agradecem.
Cara, se o governo quiser tomar a sua casa sem te pagar nada ele pode. Veja o caso do Rio onde a prefeitura tomou um prédio particular recém-construído e não indenizou o dono.
A sua casa não é sua, experimente não pagar o IPTU. Seu carro não é seu, experimente não pagar o IPVA ou licenciamento.