Hoje, 8 de fevereiro, a Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDA, comemora 44 anos de existência, sendo referência para outras feiras da região, o que a tornou a principal e mais antiga Feira Aeroespacial, de Defesa e Segurança da América Latina, além de ser o primeiro e único organizado por uma Força Aérea.
As origens da feira remontam a 1980, quando a feira foi criada com o nome de Feria Internacional del Aire (FIDA) para comemorar o 50º aniversário da Força Aérea Chilena.
Nessa oportunidade, reuniu 86 empresas de 12 países, além de 41 aeronaves em exposição estática localizadas no pátio da histórica Base Aérea de El Bosque, que cativou o público. A feira foi um sucesso tão grande que foi decidido realizá-la a cada dois anos.
Em 1990, a sexta edição da exposição chilena seria o início de uma nova era, devido à incorporação do campo espacial, passando a se chamar Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE). O nome permanece até hoje e está plenamente consolidado como um dos principais eventos do setor no mundo.
Devido a um crescimento tão sustentado, a Instituição viu a necessidade de realizá-la em um local maior, por isso na edição de 1992 a feira aconteceu no pátio do Aeroporto Los Cerrillos, onde foi realizada até 2004.
Ao comemorar sua décima quarta edição em 2006, graças ao sucesso e à importância da FIDAE no mundo, bem como à sua contribuição para posicionar a imagem do país junto à comunidade internacional, a exposição aconteceu em um local especialmente projetado, planejado e implementado para um evento desta envergadura: a Base Aérea de Pudahuel.
Este evento de primeira classe acontece até hoje neste local e está prestes a comemorar sua vigésima terceira edição.
Totalmente estabelecida, a FIDAE é um evento transversal. Abrange seis áreas, tais como: Aviação Civil-Comercial, Defesa, Equipamentos e Serviços Aeroportuários, Segurança Interna, Manutenção de Aeronaves e Tecnologia Espacial.
A feira também organiza uma série de conferências tornando-se um centro de conhecimento e debate sobre temas de interesse dos setores que abrange.
É também assim que a FIDAE é uma ponte entre a Força Aérea Chilena e o público, porque mostra o ambiente em que está imerso, principalmente em temas de tecnologia e inovação. A feira também aumenta a consciência sobre o setor aeroespacial e dá um sentimento de pertencimento à sociedade chilena, permitindo ser reconhecida como uma instituição a serviço do país e de todos os seus cidadãos.
FOTOS: Força Aérea Chilena/Ilustrativas
FONTE: FIDAE