A 1ª Etapa da Campanha Verão Antártica começou após o ARA Almirante Irízar suspender de sua base no Porto de Buenos Aires, em 28 de dezembro de 2023, incorporando dias depois os helicópteros Sea King pertencentes ao 2º Esquadrão Aeronaval de Helicópteros. Com o Grupo Aéreo Embarcado a bordo, o Irízar rumou para o sul em direção à Base Conjunta Antártica (BAC) Orcadas, onde chegou no dia 6 de janeiro.
Esta primeira fase envolveu uma navegação total de 5.248 milhas náuticas (9.719,30 quilómetros) em 34 dias no mar, durante os quais foram realizadas tarefas de abastecimento e transporte de combustível, mantimentos refrigerados, refrigerados e secos; diversos materiais científicos e de construção, bem como carga geral para as BACs Orcadas, Petrel, Marambio, Esperanza e também para a Base Científica Carlini.
O “Almirante Irízar” abasteceu as bases antárticas Carlini e Petrel. Dando continuidade às atividades previstas para a primeira etapa, foram descarregados insumos, materiais e pessoal.
O gelo separa o Almirante Irízar de onde está localizada a Base Conjunta Antártica de Marambio, o navio da Marinha realizou intensas operações com aeronaves para abastecê-la de combustível.
O quebra-gelo ARA “Almirante Irízar” na Baía López de Bertodano abastecendo a Base Antártica Conjunta de Marambio.
Na última quarta-feira, 31 de janeiro, o quebra-gelo ARA “Almirante Irízar” atracou no cais comercial da cidade de Ushuaia, concluindo assim a primeira etapa da Campanha de Verão Antártica (CAV) 2023/2024.
FONTE: Gaceta Marinera