Formatura na Brigada de Infantaria Paraquedista em homenagem ao último lançamento de paraquedistas com o C130 Hércules, o FAB 2476 foi pilotado pelo Maj Brig Madureira, atual Comandante do COMAR III e ex-integrante do Esquadrão Gordo.
FONTE: História da Aviação Militar no Instagram
VÍDEOS: Leleco
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
É muito gratificante saber que houve e haverá homenagens a esse que foi o principal vetor de transporte aéreo da FAB: o C-130 Hércules. Tive a oportunidade e a honra de voar 2.200h nesta aeronave, como radio-navegador, e pertencer ao seleto grupo do Esquadrão Cascavel (2°/1° GTT).
Também rendo honras à Base Aérea dos Afonsos, onde tudo comecou, levando comigo uma verdade afirmada em seu hino: “…Quem te serviu, jamais esquecerá…”.
O fato do aeródromo do campo dos Afonsos continuar operacional, uma base aérea no meio da cidade, é algo que simplesmente é inexplicável para mim….
O Campo dos Afonsos não é “no meio de uma cidade”. É num suburbio bastante longe e praticamente desabitado.
Não é mais uma Base Aérea no sentido administrativo, não tem unidades aéreas mais. Mas como ao lado fica a Brigada de Infantaria Pqdt, para os exercícios ainda é bem utilizada e ainda tem no seu complexo, o Museu Aeroespacial, a Universidade da FA e a Escola de Comando e Estado Maior da Aer. Já fiz duas corridas de rua nesta pista, 5 e 10K no ano passado, muito legal!!!
Faz parte removível da história da FAB.
Olá. Qual será o destino desse aparelho?
Boa pergunta. O MUSAL já tem um.
Pqdt 28.128 Barboza turma de 1976. Naquele ano chegou o Tubarão- hércules C130 foi naquela aeronave que realizei o meu primeiro salto com paraquedas. Fui o primeiro homem a porta. Estou muito emocionado. Saudade daquela época. Hoje sou capitão reformado. Brasil acima de tudo.
Sou Paraquedista formado em 1969 com o nome de Guerra MONTEIRO, os nossos lançamentos eram pelo Bufalo e o modelo 130 e o meu último batalhão foi o 27 Batalhão de Infantaria Paraquedista