São Paulo, 3 de maio de 2012 – Os pesquisadores interessados em realizar estudos nas áreas de segurança e defesa na Suécia, por meio do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, ganharam mais tempo para desenvolver seus projetos por meio da plataforma colaborativa do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e da Saab.
O prazo para enviar as propostas foi estendido para 24 de maio de forma a atender a solicitação da comunidade acadêmica. Até lá, pesquisadores de todo o Brasil podem acessar o endereço http://swbcisb.induct.no e cadastrar suas propostas.
A plataforma funciona a partir de uma rede de colaboração, em que os pesquisadores brasileiros estão em contato direto com universidades e empresas para confeccionarem projetos.
A Saab AB, uma das principais incentivadoras do CISB, atua fortemente junto aos pesquisadores para auxiliá-los a elaborar propostas que sejam importantes para o desenvolvimento dessa área no Brasil. A Saab irá co-financiar, juntamente com o CNPq, 100 bolsas de estudos na Suécia e, nessa primeira chamada, serão aprovadas 30 bolsas para pesquisadores plenos, doutorando e pós-doutorandos.
Até o momento, a plataforma já conta com 380 candidatos registrados, que estão discutindo e colaborando para mais de 50 ideias que foram postadas no ambiente, que vieram tanto de pesquisadores brasileiros quanto suecos. Agora, estão em fase de desenvolvimento para se tornarem projetos ainda mais fortes.
Para Bruno Rondani, diretor-executivo do CISB, essa é mais uma oportunidade para fazer parte desse projeto de grande relevância para o País. “A plataforma colaborativa disponibiliza um ambiente para que candidatos brasileiros possam interagir entre si, com a comunidade científica sueca e com os pesquisadores e engenheiros da Saab para a construção de propostas vencedoras.
Essas interações virtuais já resultaram em mais de 50 ideias postadas e professores da Suécia já visitaram o Brasil para conhecer melhor os grupos e potenciais parceiros. O objetivo do CISB é fomentar a construção de propostas mais sólidas e alinhadas aos interesses de ambos os países”, afirma.
Para saber mais sobre o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, acesse: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br
Sobre o CISB
Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011 com o objetivo de implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas, como Saab, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa.
O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor dessa rede e ambiente e colaboração.
Sobre a Saab AB
A Saab atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.
FONTE: G&A Comunicação Empresarial