As quatro Fragatas MEKO 200 HN, que estão em serviço na Marinha Grega desde meados da década de 1990, vão ter sua vida útil prolongadas. A Grécia pretende realizar uma modernização abrangente MLU (Mid-Life Upgrade).
Os fabricantes de equipamentos originais das quatro fragatas MEKO 200 HN, Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) e Thales, formaram um consórcio para o programa de modernização. O acordo de consórcio foi assinado por ambos os sócios em 12 de dezembro de 2023.
Como parte do consórcio, a thyssenkrupp Marine Systems será responsável pela modernização da plataforma do navio. Como empresa de sistemas, a thyssenkrupp Marine Systems fornecerá não apenas os documentos de projeto, mas também os sistemas de comunicação. Para este efeito, será contratada à Hagenuk Marinekommunikation, uma subsidiária da ATLAS ELEKTRONIK.
A Thales, por sua vez, fornecerá o sistema de combate, tendo o sistema de gerenciamento de combate TACTICOS como base, para as fragatas MEKO 200 HN e assumirá o papel de porta-voz do consórcio com sede em Hengelo, na Holanda.
Oliver Burkhard, CEO da thyssenkrupp Marine Systems disse que “Com o contrato conjunto para a modernização das fragatas, somos mais uma vez um parceiro forte da Marinha Grega. Por um lado, isto fortalece ainda mais a nossa carteira de encomendas e, por outro, destaca o nosso papel e força como uma potência marítima que combina eletrônica, construção naval de superfície e subaquática sob o mesmo teto”.
A thyssenkrupp Marine Systems subcontratará as modificações da plataforma do navio para um estaleiro grego local e a expectativa é que o pedido seja recebido em 2024.