Campo Grande (MS) – O Comando Militar do Oeste iniciou o deslocamento estratégico de um esquadrão da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada para Boa Vista (RR), no norte do país. A primeira unidade de marcha, composta por 50 militares, 14 viaturas Guaicurus e outras 18 viaturas de diferentes especificações, partiu do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande, no dia 13 de janeiro.
Essas viaturas, oriundas de diferentes organizações militares, foram concentradas em Campo Grande sob a coordenação do Comando Logístico. Uma vez reunidas, todo o equipamento passou por manutenção preventiva, realizada pelo 9° Batalhão de Manutenção, para assegurar a operacionalidade ao longo dos 2.200 km de deslocamento até Roraima.
O material tem chegada prevista para o dia 18 de janeiro a Porto Velho (RO), de onde seguira com destino a Manaus (AM) por via fluvial, por aproximadamente oito dias, sob coordenação do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia. Em seguida, será realizado o transporte com destino a Boa Vista, onde as viaturas serão incorporadas ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Fonte: Comando Militar do Oeste
O 18° Regimento de Cavalaria Mecanizada vai triplicar a capacidade de blindados em Roraima, que possui áreas parecidas com os pampas gaúchos. Posso estar enganado, mas creio que somando com os blindados 4×4 serão mais de 70 blindados em Boa Vista. O Cascavel apesar de obsoleto é veloz e robusto e serve para reconhecimento básico até virem os Centauro II previstos para Boa Vista, no total de 14 unidades. Seria interessante criarem uma bateria antiaérea orgânica para prover a cobertura imediata dos novos meios.
Alguém mais viu o vídeo do M2 Bradley sapecando um T90M?
https://imgur.com/gMZZL4u
Muita gente acha que esses tanques aguentam tudo mas não parece ser verdade.
Acho que não tem nada.
Mas, seguro morreu de veio!
Se os militares estao enviando reforço, algo tem. A inteligencia deve ter visto algo, A unica coisa que me encabula e o porque a FAB nao mandou o hermes 900 para monitorar a fronteria?
Uma pergunta sobre toda esta logística. Porque não foram utilizados os navios da Marinha para levar todo este material ? O atendimento teria sido mais efetivo e menos dispendioso.
O Exército tem que conhecer os desafios de seu próprio território o que é uma experiência caso tenham que lhe dar com obstáculos. Não é sempre que a Marinha pode disponibilizar seus meios para os outros ramos, sendo que nem eles mesmo tem navios de apoio logístico (Wave), não é governo? Outra opção seria a Marinha mercante.
Um dia, se Deus quiser, chegará em RR. Mais uns 2 meses kkkkk