A Akaer entregou no mês passado as primeiras três escotilhas para integração na Fragata Classe Tamandaré (MEKO® A-100 MB) da Marinha do Brasil.
Foram entregues duas escotilhas do convoo, robustas e preparadas para operações com helicópteros, enquanto a terceira é destinada ao Manuseio de Resíduos.
O projeto está sendo realizado por meio do Consórcio Águas Azuis, uma colaboração estratégica entre a Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) representa o que há de mais avançado e inovador em solo brasileiro na construção naval e visa a renovação da frota e o aprimoramento das capacidades de defesa e salvaguarda da Amazônia Azul.
O que não foi falado Ô psit, cairam aqui uns pensamentos:
1) estas escotilhas do convoo são LISAS, GRANDES e posicionadas à RÉ do convoo…
2) PRESUMO que (se elas se ABREM) as tampas só podem ABAIXAR do plano de convés e DESLIZAR sob o convoo para VANTE!!! SERÁ???
3) Tem um sistema de elevador por baixo para levar armamentos para o Helicóptero?
4) algum sistema de míssil, drone ou armamento pode usar estas aberturas no convoo quando o HELI está ausente ou hangarado?
Este tipo de COMPLEXIDADE na utilização destas escotilhas TALVEZ é o que justifique a AKAER ter sido chamada para fabricá-las…
Está muito longe de ser uma escotilha trivial…
E também no campo terrestre com a
modernização dos cascaveis
Essas plataformas destinadas a operaçao de helicopteros, serao montadass em paralelo, compondo um plano dotado de suas seçoes (vide desenho com o helicoptero). Me parece que os circulos pintados na cor branca sao destinados a pontos para fixaçao apos o pouso, por exemplo. Minha curiosidade, de leigo, e saber se haveria a opçao tambem para fixaçao com “esporao”
Os caras soldam umas chapas e publicam como se fosse o top das galáxias , serralheiro ali da esquina faz igual .
Opinião irrelevante de mané sabe nada…
Chega a ser ofensivo…
Haja paciência com esse tipo de FIGURA!!!
Porque não te calas vivente???
🎵Era apenas mais um Silva…🎵
“Só que não!”
Olá, amigo! Trabalhei diretamente na engenharia deste produto, e posso te dizer que ele segue rigorosas normas navais, desafiadoras de serem alcançadas. O projeto envolveu a escolha criteriosa de materiais e análises estruturais complexas, como as relacionadas ao pouso de emergência de helicópteros, além de análises dinâmicas avançadas, como modais e transientes (se não está familiarizado, pesquise sobre). Também enfrentamos grandes desafios na manufatura, já que soldar uma estrutura de porte tão grande requer um processo extremamente controlado para evitar que as tensões residuais do calor causem deformações indesejadas. Foi um projeto que envolveu milhares de horas, e posso garantir: não é qualquer profissional que tem a capacidade para realizá-lo. Tenha orgulho desta empresa, ela é de alta competência e, acima de tudo, brasileira!
Essas são 4 fragatas leves baseadas na Meko A 100 que na verdade é uma corveta. Precisamos de fragatas mais pesadas como a Meko A 300.
A pessoa quando nada entende e quer palpitar do alto de sua ‘sabedoria’… A internet está cheio deles…
Sr. “especialista”, a MEKO 100 tem 1,850 toneladas.
A Tamandaré tem 3.500 toneladas, com aumento de comprimento, várias novas sistemas de última geração, como o radar Hensoldt TRS-4D AESA, armas e controle de fogo.
Estude primeiro, fale depois.
De nada.
Tamandaré é baseada na Meko 200! Tu tá atrasado uns 5 anos!
Na verdade já era para estarmos operando fragatas de 5000t, de preferência outro navio alemão da classe Sachsen (incluindo no pacote 5 navios patrulha oceânico de 2000t e um navio de apoio logístico).
Poque a Akaer que produziu essa “escotilhas” ? elas sao feitas de material composto? seria isso
Interessante uma empresa até então 100% dedicada a estruturas aeronáuticas ampliar seu foco para estruturas NAVAIS!!!
Realmente uma SURPRESA!!!
Merecia uma entrevista ou matéria sobre este processo inesperado da AKAER…