O Centro Tecnológico do Exército recebeu 16 protótipos do ciclo veicular do Projeto Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa (RDS DEFESA). O equipamento é produzido pela empresa AEL Sistemas, de Porto Alegre, e o Projeto conta com a participação das três Forças Armadas e de várias empresas brasileiras.
O Projeto RDS DEFESA contempla a pesquisa e desenvolvimento de rádios veiculares, rádios portáteis e rádios transportados por mochila, abrangendo as faixas de HF, VHF e UHF (2 a 512 MHz). Além de aumentar a liberdade de ação no espaço cibernético, o equipamento contribui para a interoperabilidade das comunicações das Forças Armadas. O Projeto também impulsiona a Base Industrial de Defesa, fortalece os laços entre as organizações militares e instituições de ciência e tecnologia, e cria condições para o início da pesquisa em Rádios Cognitivos.
A equipe técnica do Centro Tecnológico do Exército realizou a portabilidade de formas de onda na faixa de V/UHF dos 16 protótipos e, em breve, concluirá a portabilidade em HF. Adicionalmente, a equipe acompanha a realização de testes funcionais, de desempenho e ambientais, a fim de verificar se os referidos protótipos atendem aos requisitos estabelecidos para o Projeto. Em seguida, os rádios serão enviados para avaliação no Centro de Avaliações do Exército.
FONTE: EB
Me chamo donizetti sou de sjc sp gosto muito deste tipo de notícia sou pu2ppl radio amador também faço parte da defesa civil pelo rádio cidadão anatel fiquei por muito tempo na fábrica Embraer em sjc vale do paraiba fui chapiador amador e fiscalizador de peça e painéis no fim e termino dos aviões.
Sem agradeço está moticias e informação dada pelo as forças armadas.
Boom..🇧🇷😎