A Saab recebeu um pedido de mísseis RBS 70 Bolide da Agência de Apoio e Aquisições da OTAN (NSPA – NATO Support and Procurement Agency). O valor do pedido é de SEK 350 milhões e as entregas ocorrerão durante 2027.
“Através da ordem da NSPA, vemos o interesse contínuo dos países da OTAN nos nossos sistemas de mísseis. Este pedido é a prova da confiança depositada em nosso conhecimento e no sistema RBS 70”, afirma Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.
O sistema RBS 70 está em uso em mais de 19 países, com 1.600 sistemas RBS 70 e mais de 18.000 mísseis entregues. O míssil Bolide é o míssil de defesa aérea de curto alcance de 3ª geração da Saab, para todos os alvos. Com o míssil Bolide, o sistema RBS 70 visa um espectro completo de ameaças, que vão desde aeronaves de asa fixa e rotativa, até alvos pequenos, como mísseis de cruzeiro e UAV, com alcance de mais de 9 quilômetros e cobertura de altitude superior a 5.000 metros.
FONTE: Saab
Se não me engano, o rei da Suécia casou com uma brasileira.
A Suécia investiu muito na educação da população e por isso eles têm grandes maquinarios sofisticados.
Penso q o Brasil poderia aproveitar mais as ofertas militares de origem sueca, e fazer bons acordos tipo os q os eia e ua fazer qd compram de países fora do seus eixo.
Essas máquinas e equipamentos militares poderiam ser fabricados sob licenças em solo brasileiro, e com boa jurisdição caso ocorra qualquer coisa visto a entrada da Suécia na otan.
A saab no Brasil fábrica caminhões, ônibus e motores a décadas aqui…
Abraço