BAE Systems, Babcock e Rheinmetall BAE Systems Land (RBSL) estão unindo forças para oferecer o sistema de artilharia móvel com rodas ARCHER ao Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) como substituto do legado AS90.
A ARCHER Artillery Alliance oferecerá o sistema de tecnologia avançada e comprovada, que apresenta a solução de menor risco para o programa Mobile Fires Platform (MFP), já que o Reino Unido pretende modernizar suas capacidades de 155 mm. As três empresas, cada uma com uma cadeia de abastecimento bem estabelecida no Reino Unido, planejam trabalhar com outras empresas do Reino Unido à medida que os planos avançam.
“O ARCHER, já em serviço no Exército Britânico como solução provisória, é um dos sistemas de artilharia de campanha mais avançados do mundo atualmente. Trabalhando com os nossos parceiros estratégicos no Reino Unido, acreditamos que uma solução baseada no ARCHER permitiria ao Exército Britânico acelerar significativamente a entrega do programa Mobile Fires Platform. Nosso objetivo é fornecer uma solução de artilharia interna de longo prazo para o Reino Unido, que salvaguardará, sustentará e aumentará uma capacidade industrial britânica crítica e especializada e uma oportunidade para exportações”, disse
John Borton, Diretor Geral da BAE Systems Weapon Systems Reino Unido
A BAE Systems fornecerá e integrará o sistema de armas bem como o sistema de controle de armas. Além disso, a BAE Systems irá configurar e gerenciar as instalações de Montagem, Integração e Teste (AIT). A Babcock International Group será responsável pela consolidação da superestrutura e do sistema de reabastecimento de munições, compartilhando suas significativas capacidades de fabricação e manutenção.
Em linha com a Estratégia Industrial Terrestre do Ministério da Defesa, a Babcock tem o prazer de trabalhar com a BAE Systems para trazer ao Reino Unido e ao Exército Britânico esta capacidade líder de mercado. Nossas equipes e instalações qualificadas em West Midlands fornecerão elementos importantes de experiência em engenharia, integração de sistemas e tecnologia inovadora necessária para a montagem de sistemas que permitirão à Aliança de Artilharia ARCHER fornecer ao Exército Britânico esta capacidade emocionante”, disse Chris Spicer, diretor administrativo de engenharia e integração de sistemas da Babcock.
A RBSL será a líder no Reino Unido no chassi do caminhão RMMV HX 8X8 e preparará a cabine para integração com o sistema de artilharia ARCHER.
A BAE Systems, que recentemente garantiu um contrato para 48 sistemas ARCHER adicionais para o Exército Sueco, planeja transferir tecnologia de sua linha de produção existente na Suécia para o Reino Unido para estabelecer uma linha de produção de MFP baseada no Reino Unido. O trabalho em toda a Aliança e na sua cadeia de abastecimento criaria mais de 350 novos empregos altamente qualificados no Reino Unido.
A proposta da Aliança garantiria uma quantidade significativa de conteúdo industrial do Reino Unido assim que o programa entrasse em produção plena. Como parte da oferta, a BAE Systems planeja utilizar a sua experiência na Suécia e no Reino Unido para restabelecer a produção soberana no Reino Unido, o que proporcionaria uma oportunidade para gerar independência operacional e segurança de fornecimento através de uma solução soberana de produção de artilharia.
O ARCHER é um sistema totalmente automatizado, desenvolvido especificamente para acompanhar o ritmo das forças terrestres em rápido movimento. Ele foi projetado para implantação rápida para responder às ameaças e oferecer mobilidade, letalidade e capacidade de sobrevivência superiores. Os operadores controlam todo o sistema de armas na segurança da cabine blindada do ARCHER. Em apenas 20 segundos, o veículo pode parar e disparar o primeiro tiro. Após a conclusão da missão de tiro, ARCHER estará em movimento novamente em 20 segundos. Em menos de dois minutos, o ARCHER pode disparar seis tiros, deslocar-se e mover-se 500 metros, tornando o ARCHER o melhor sistema de tiro e fuga para a sobrevivência de soldados e plataformas.
Além de ter sido selecionada pela Suécia e como solução provisória do Reino Unido, a Suíça recentemente selecionou a ARCHER para a aquisição de nova artilharia pelo país. A Suécia também doou vários sistemas para utilização pelas forças armadas ucranianas.
FONTE: BAE Systems