Amanhã, quinta-feira (7), na Base Naval do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ), acontece a Cerimônia de Baixa do Serviço Ativo da Armada do Navio de Desembarque de Carro de Combate (NDCC) “Mattoso Maia”. O evento marca o início do processo de desativação de 43 meios operativos da Marinha do Brasil (MB), previstos até 2028.
Em razão do limite da vida útil, 43 embarcações da MB devem ser desativadas até 2028, o que corresponde a aproximadamente 40% dos meios operativos da Força. Essa expectativa pode sofrer variações de acordo com avaliações técnicas da estrutura e das condições operativas dos navios, sem alterar significativamente, contudo, o quadro geral desse cenário.
Diante dessa realidade, o custo financeiro necessário à manutenção das capacidades dos meios navais de forma sustentável, sem o adequado provisionamento de recursos, ameaça o processo de reaparelhamento da MB. De acordo com o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, “a baixa de um meio sem a correspondente recomposição pode implicar a degradação de capacidades da Força Naval. Desde 2017, houve uma expressiva frustração orçamentária da ordem de R$ 3,3 bilhões, sendo importante buscar a garantia da regularidade nos recursos das Forças Armadas dentro da proposta de sustentabilidade financeira de 2% do PIB (Produto Interno Bruto), para que o País venha a recuperar as suas capacidades”.
Na tentativa de contornar a lacuna orçamentária, em outubro desse ano, foi protocolado no Senado uma PEC (proposta de emenda Constitucional) para garantir que o orçamento de defesa do Brasil seja igual ou superior a 2% do PIB (Produto Interno Bruto). O texto da PEC da Defesa guarda razoabilidade, observado o incremento percentual gradual (0,1%/ano), e atende aos interesses da MB.
A proposta está, ainda, em sintonia com o cenário geopolítico atual, que tem incentivado grandes e médias potências a elevarem seus investimentos para renovar seus sistemas de Defesa. Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil provisionou nos últimos dez anos, em média, o correspondente a 1,32%, enquanto outros países em desenvolvimento seguem avançando, como a Índia (2,4%), a Colômbia (3%) e o Chile (1,8%). Estudar possibilidades para permitir a elevação gradual do orçamento da Defesa é, portanto, determinante para que as Forças Armadas atinjam a capacidade operacional plena. Ressalta-se, também, que os investimentos em defesa são intensivos na geração de empregos e no desenvolvimento de ciência e tecnologia, trazendo inúmeros benefícios sociais para o Brasil.
Mostra de Desarmamento
Durante a mostra de desarmamento, será realizada a leitura dos atos de baixa e de exoneração do Comandante do Navio e da Ordem do Dia do Chefe do Estado-Maior da Armada. Em seguida, será conduzido o último cerimonial à Bandeira a bordo da embarcação.
O Comandante exonerado, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Caldas Franco, e a tripulação desembarcarão do NDCC “Mattoso Maia”, em marcha, ao som da canção militar “Cisne Branco”. Logo após, ocorrerá a assinatura do Termo de Desarmamento. A cerimônia encerra-se com o brado de toda a tripulação.
Três décadas de serviços prestados à Marinha
Com a expressiva marca de 1028 dias de mar, 1,8 milhão de milhas navegadas e 65 abicagens, o navio anfíbio incrementou a capacidade de transporte de tropas de Fuzileiros Navais e de material, sendo fundamental para a condução de diversas Operações Anfíbias.
O NDCC “Mattoso Maia” foi incorporado à MB em 1994 e, ao longo de sua história, ganhou destaque por prestar apoio logístico em ações humanitárias. O navio permitia o transporte de até três mil toneladas de carga, 70 viaturas, 22 Carros Lagarta Anfíbios e 350 militares de tropa embarcada.
Em 2004, ele partiu do Rio de Janeiro, com destino à Port-au-Prince, para contribuir com a Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (MINUSTAH). O navio permaneceu por mais 30 dias na região, prestando apoio logístico à Força de Paz. No mesmo ano, o meio voltou à capital haitiana, transportando mais de 160 toneladas de suprimentos e 250 Fuzileiros Navais. O navio visitou diversas vezes o continente para ajudar na redução dos impactos provocados pelo conflito social em Port-au- Prince.
Além da MINUSTAH, o NDCC “Mattoso Maia” participou de outras comissões, como: “COBRAVEM” I e II, em que transportou, a pedido da Organização das Nações Unidas, material e pessoal para Angola, a fim de instalar um contingente brasileiro que colaboraria para a restauração da paz e reconciliação nacional daquele país; e a Operação “Tamandaré”, em que apoiou a cerimônia de translado das urnas do Almirante Tamandaré e sua esposa para a cidade de Rio Grande (RS). Outras comissões relevantes foram: UANFEX, TROPICALEX, ATLÂNTICO, UNITAS, ASPIRANTEX e DRAGÃO.
FONTE: CCSM
A administração da marinha é escandalosa.
80.000 de efetivo com mais de 75% concentrado no RJ.
Por mais que existam serviços de policia maritima, saude, segurança,.sinalização, cartografia, pesquisa etc. .nao se justifica um efetivo deste tamanho.
Não conseguem acertar uma…
Submarino nuclear…o elefante branco que sequer se sabe se ficará pronto, turbo trader, São Paulo…incontáveis erros e oportunidades perdidas.
E ao inves de se corrigir querem mais dinheiro…pra por onde? Mais pessoal.
Muito histrionismo e ego.
Em contrapartida me lembro BEM do griteiro da minionzada quando se planejou no passado a Segunda Esquadra Norte no Maranhão na Estratégia Nacional de Defesa…
As pessoas tem de se DECIDIR o que querem…
E tem de se GASTAR, PAGAR O PREÇO…. Para ser GRANDE.
De se ter um país forte e uma DEFESA DE VERDADE.
E parar essa choradeira de se criticar as FFAAs que seriam fracas e ao mesmo tempo torpedear qualquer GASTO a mais como ter um novo porta-aviões, submarino nuclear ou unidades de superfície maiores que as fragatinhas Tamandaré…
Este povo CANSA!!!
Cansa esta visão retrógrada da esquerda que eficiência é = custo alto…realmente cansa…
Já que vai desativar, vende pra Guiana no precinho pra fazer caixa pra sustentar o resto da frota, que a situação tá…. periclitante. Aproveita que eles tão leiloando tudo lá e o dinheiro entrando e vende logo antes que estoure a bomba. Depois os EUA e GBR vao entrar e vender o que quiserem e aí já era. Só vai receber o cheque quem ajudou (e o Brasil vai ficar neutro, então tá fora do lobby).
É certo que a desativação deste navio já estava previsto, e talvez até necessária. Mas, devido aos acontecimentos atuais, de um iminente conflito bem próximo de nós, não seria prudente postergar esta desativação ?
Obsoleto ou não, é o que temos, e não há outro com a chegada iminente.
Acho que existe muita maracutaia no comando da MB, só vou citar duas para exemplificar : A primeira foi a grande reforma que fizeram no G 30 NAVIO DE DESEMBARQUE DOCA CEARÁ e o que foi que aconteceu, houve um incêndio no navio e deram baixa no navio sem nenhuma explicação e agora a mesma coisa com o G 28 NAVIO DE DESEMBARQUE DE CARROS DE COMBATE MATTOSO MAIA pois gastaram rios de dinheiro com ele para agora dar baixa, tudo muito suspeito.
Não se preocupem!
Em algumas décadas teremos um SubNuc (SNBR-1) e, então, tudo estará resolvido…
Ou assim pensa a gloriosa MB
PS: Fico aqui imaginando se, na cabeça de alguém da MB, imagina-se se AGORA o dinheiro desperdiçado com o programa dos S2 turbo traders estaria fazendo falta.
Ou o dinheiro gasto no A-12
Ou o dinheiro gasto no Ceará
Ou o dinheiro gasto nos A-1
Etc, etc, etc
Basicamente O MESMO que acontecerá com a FAB com o processo de retirada dos F-5M e AMX-M e a lenta entrada em operação dos Gripen E/F…
Até meados da próxima década TANTO a MB COMO a FAB vão andar para trás em termos gerais de suas unidades de COMBATE…
Vale LEMBRAR, mais uma vez, a BALELA que é esta suposta mudança do Orçamento Militar Brasileiro em vias de ser aprovada no Congresso dos SUPOSTOS 1,2% para 2% do PIB…
NA REALIDADE atualmente cerca de 0,4 a 0,5% dos atuais 1,2% que SERIA o orçamento de DEFESA BRASILEIRO, se destinam ao pagamento de Militares Inativos ou de suas pensionistas.
ASSIM SENDO o Orçamento militar REAL é 0,8% (ou menos) do nosso PIB.
O que jogaria o Brasil para o terço mais baixo desta lista RELATIVA de investimento militar no MUNDO!!!
Esta “esperteza” orçamentária fantasiosa prospera à DÉCADAS por várias razões INFAMES tanto dos POLÍTICOS, GOVERNOS e infelizmente dos próprios PLANEJADORES MILITARES.
O que seria complexo e DEMORADO para se analisar num mero comentário já LONGO por si…
Tenho que DESTACAR que não estou defendendo diminuição ou calote aos proventos DE DIREITO de ex-militares e suas pensionistas, mas que estas DESPESAS não sejam CINICAMENTE incluídas no ORÇAMENTO DE DEFESA ATIVA DO PAÍS para maquiá-lo e dar a IMPRESSÃO que ele é maior do que efetivamente é.
OU dar a IMPRESSÃO ao público e ELEITORES em geral que nosso governo, a classe política BRASILEIRA e até mesmo seus planejadores MILITARES realmente INVESTEM ou dão a DEVIDA GRANDEZA OU IMPORTÂNCIA a DEFESA DO BRASIL…
Enquanto esta DISTORÇÃO PATÉTICA prosseguir no Orçamento MILITAR Brasileiro estaremos sendo apenas uns idiotas enganados por um expediente contábil PRIMÁRIO e tirando conclusões ERRADAS (para elogiar ou criticar) baseados em números de investimento FAKES…
SIMPLES ASSIM…
Talvez a maior fake sejam estes cálculos sem base e comprovação que são apresentados..m
Não incluir esses gastos com pessoal inativo no orçamento seria algo bem estranho, é maquiar pra fazer de conta que isso não tem a ver com defesa. Seria diminuir o acesso a informação ao orçamento público que o eletro tem o direito de saber para onde vai.
Não que eu ache que tenha dinheiro suficiente pra defesa, mas também tem muita ineficiência, e mal planejamento realista, sem enviesamento doutrinário e esse elitismo antiético dos militares. Tem que começar por uma reforma de pensamento dês de a academia até os planejadores e executores, e se conformar com o papel que os civis determinam que seja a missão das forças, parar de se meter onde não deve e parar de rivalidade interfoças….tá na hora de tomar tenência.
Tem muito o que melhorar e mudar em termos de gestão, planejamento e ética. Dourar a pílula aqui é conceder com a mediocridade e o declínio.
Infelizmente no Brasil é assim.
Digam adios para a MB.
Pois não vai sobrar nada.
Realmente vergonhoso o gasto de dinheiro em reforma e depois dar baixa no meio. Antes de gastar deveriam ter feito uma análise criteriosa de custo benefício, e com essa verba gasta poderiam acelerar a construção de mais classes Maracanã.
já deram baixa em quase todos os classes Tupi quase que simultaneamente, o Bahia tá em reparos espero que pelo menos volte ao serviço. Em fim a MB descendo pelo ralo, e rápido.
30 anos de serviço? Passou os últimos 10 parado.
2% do PIB para a Defesa é irresponsabilidade. As nossas Forças Armadas estão longe de valerem alguma coisa. São um cabide de empregos cheios de mordomias.
Reclamam que não há dinheiro, mas todo aquele que foi gasto na reforma deste navio será devolvido ??
É só buscar as notícias que vão achar a revisão de motores (teve até teste de máquinas), troca do sistema de controle da propulsão (de pneumático para eletrônico), cozinhas, reforma de acomodações… Só que ele nunca mais voltou à operar com a Esquadra.
A autocrítica chega quando?
Não é a primeira vez.
O jornalismo especializado é muito passivo com tudo isso. Não vejo críticas e nem notas de repúdio a situação da Marinha do Brasil.
O dinheiro do contribuinte sendo rasgado ano após ano. Posso citar aqui os diversos casos em que isso aconteceu.
Assim que o jornalista especializado fizer críticas diretas às decisões das forças, eles automaticamente não serão convidados para cobrir exercício, não poderão ter mais acesso às OM’s e por aí vai…
Experimenta ir na sala do seu chefe fazer críticas ao trabalho dele:)
Benites Só tem uma diferença, quem paga o seu “Chefe “são os contribuintes e seus leitores!!
Eu vejo alguns jornalistas Denunciar de forma prudente o que está ocorrendo , não vou citar nomes aqui mas são uns 3 canais.
A questão não é Criticar por criticar , vejo que deve ser uma reportagem investigava listando e apontando estes gastos em manutenção destes meios, que logo vão para a “reserva” des da modernização e das vitimas do São Paulo , Mattoso dentre outros.
Não vejo como saudável colocar a população contra as forças , já perderam um pouco de credibilidade com a polarização e com o ocorrido em 08/Janeiro, o correto é cobrar sim, mais responsabilidade destes gestores e também do parlamento.
O Governo /Congresso Liberam verbas que dá para adquirir meios bem usados e querem que fique na ativa para eternidade.
As Forças armadas tem que parar de comprar equipamentos usados, com pouco tempo de vida útil, para servir de tampão até que liberem verbas para um programa de meios novos, e ficar como equilibrista de contas do governo , medindo agua e fubá entre projetos novos e gastos para manter na ativas meios de tampão capenga , O Orçamento da pasta de defesa tem que deixar de ser usado como orçamento reserva para ajudar a salvar as contas do governo devido seus erros de gestão , enquanto o alto comando das forças fazer conchavos com governos e não se preocupar com o seu dever e sua atividade fim, este ciclo vicioso não terá um fim.
Na prática a teoria é outra…
Se eles passarem a criticar abertamente, perdem acesso as fontes, as oportunidades de embarque, as viagens, patrocinadores e assim por diante…
Nunca, foram milhões de reais o investidos em PMGs, reformas, compras atabalhoadas e uma infinidaade de mas gestões.
A compra dos Tracker e suas posterior modernização não terminada, enfiou100 milhões de dólares na lata de lixo. Se somarmos os gastos no PA São Paulo, nos NDD Ceará, Rio de Janeiro e agora no finado M Maia daria para comprar um.navio de apoio anfíbio.
Senhores, o que vocês não perceberam é que tudo isto acontece, geram prejuízos monumentais a Marinha, ao contribuinte Brasileiro e fica tudo dito pelo não dito, ninguem é chamado em uma sindicância, ninguém e responsabilizado pelo TCU e ninguém é julgado pelo STM, ou seja é uma relação de compadrio aonde prevalece o sixxxxxxxtema doxxx meu irrrrrmao, que diz o seguinte:
“Você não mexe comigo que eu não mexo contigo”, o contribuinte Brasileiro que …
Tudo nesta vida e transitório… Até os mais resistentes e resilientes chegam ao fim!!
Triste é saber que não tem um outro navio já alocado na MB para dar continuidade no seu trabalho!!
um pais continental sem marinha….. nosso futuro sera triste e de fome onde nao conseguiremos nem proteger o mais basico como o nosso pescado, imagina nossa soberania
Os três navios varredores classe aratu vão durar até a entrada dos novos navios de contramedidas de minas ficarem prontos?
NÃO, é muito mais provável que teremos mais um GO GAP sem unidades ativas nesta classe até que unidades OPERACIONAIS estejam em serviço efetivo na MB…
Que nem os Gripen E que DE FATO ainda não temos operacionalmente DISPONÍVEIS sequer para o serviço de INTERCEPTAÇÃO AÉREA…
Ainda a cargo dos FOREVER FIVE….
Sua fonte é?
Nitidamente você tem uma richa/despeita com a FAB, mas é a que mais tem meios modernos e pragmatismo. Então não passa de comentário parcial.
Prezado, o pateta de plantão aí é militante político do governo do nunca. Deleta é uma viúva de Sukhoi e derivados. A receita dele casualmente é a mesma da seita que pra habita BSB, ou seja aumenta gasto público e aumenta impostos. Deleta o que falava, é uma lata de lixo cuspindo…